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Como já citado anteriormente, o ensaio de tração consiste em aplicar uma força de tração coincidente com o eixo do corpo de prova, medindo-se simultaneamente, durante o ensaio, a força aplicada e a deformação que o material sofre sob ação da carga.
A força aplicada é medida por um dinamômetro calibrado que, dependendo do tipo da máquina de ensaio, pode ser baseado nos mais diferentes princípios.
A medição da deformação é feita pela determinação do deslocamento relativo entre dois pontos de referência, previamente marcados, na seção útil do corpo de prova. A medida deste deslocamento pode ser feita por um processo mecânico, onde a leitura é tomada a cada incremento de carga da máquina de ensaio, ou então de uma forma eletroeletrônica, que permite o traçado da curva força-deslocamento em sincronia com a execução do ensaio, através de um plotter acoplado à máquina de ensaio. O comprimento padrão, definido pela distância que separa os dois pontos de referência, é uma característica do extensômetro usado. Este tipo de extensômetro é denominado de extensômetro axial, capaz de medir a deformação ao longo do eixo longitudinal do corpo de prova.
Existem vários tipos de extensômetros para diferentes aplicações de teste, assim como diferentes sistemas de fixação. Os mais comuns são os extensômetros mecânicos, que permitem a medição pelo simples afastamento entre suas pontas ou facas. Em algumas aplicações são usados extensômetros elétricos ou eletrônicos, que funcionam por variação da tensão elétrica, provocada pela deformação do corpo de prova. Mais recentemente foram também introduzidos os extensômetros a laser, cuja principal vantagem é a não existência de contato físico com o corpo de prova, eliminando algumas possíveis fontes de erro em relação aos extensômetros convencionais.
Independentemente da escolha do sistema de medição e da adequação dos procedimentos de teste de acordo com as recomendações da norma, vários cuidados devem ser tomados para a realização de um teste de tração bem sucedido.
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