Comunicação eficiente é fundamental para o sucesso

Medo de falar em público pode prejudicar vida pessoal e profissional

Foto: Divulgação

Mal-estar, gagueira, mãos geladas, tremores. Essas são as reações de um grande número de pessoas que estão prestes a falar em público. Apresentar-se, expor suas idéias e argumentos diante de uma platéia é um grande desafio para quem precisa utilizar-se de uma boa oratória.

A comunicação é fator estratégico na carreira profissional. Vários profissionais competentes têm seu desempenho prejudicado por medo de falar em público. Perder esse medo é condição para ser reconhecido. Atualmente, as promoções e reconhecimento profissional são conseqüências de como e quanto é possível mostrar seus conhecimentos, sua capacidade e suas habilidades. Destaca-se o profissional que se expressa bem e tira de letra uma apresentação, seja qual for o tema.

Para a analista do Sebrae/TO, Maria Natividade, o sentimento de timidez faz com que aflore a dificuldade de se expressar. Ainda estudante, Natividade sofria com a dificuldade que sentia ao falar em público. Hoje, ela avalia ter perdido no inicio da carreira muitas oportunidades por causa dessa deficiência.

“Fiz o curso de como falar em público pelo Sebrae, assim que entrei na instituição. No curso fiz treinamentos que me proporcionaram confiança para espantar esse fantasma”, conta. Gestora de projetos da Instituição, Maria Natividade ministra palestras e cursos de forma surpreendente. Não há quem diga que a analista algum dia teve problemas em se apresentar diante de uma platéia.

Segundo pesquisas já realizadas, executivos temem mais falar em público do que a própria morte. A verdade é que é praticamente impossível escapar de um eventual pronunciamento em público. Você precisa apresentar diante dos colegas de aula, em uma apresentação de conclusão de curso, em uma venda de algum produto, e até mesmo em uma apresentação no trabalho a colegas, chefes, diretoria.

Expor-se para muitos é mais que desafio, é obstáculo. Perder o medo de falar em público é uma forma de conquistar espaço, crescer profissionalmente e pessoalmente. Adquirir autoconfiança e segurança faz com que o profissional se destaque em um mercado competitivo. O bom desenvolvimento diante do público deixou de ser pré-requisito para se tornar essencial.

Para quem tem dificuldade em falar em público, os especialistas orientam tranqüilidade e concentração. Segurança sobre o tema ou assunto a ser discutido é fundamental. Mas se isso não for o suficiente, é necessário procurar ajuda através de cursos que ensinam técnicas para lidar com uma platéia, aprendendo como ter sucesso em uma apresentação e o reconhecimento desta.

Tópicos: