Villares Metals lança aço de uso em moldes para plásticos

Foto: Divulgação

A Villares Metals, fabricante de aços longos especiais de alta liga e produtora de aços utilizados de moldes para plásticos, acaba de lançar o VP100. O novo produto é um aço desenvolvido com elementos microligantes, como Ti e V, que pode ser endurecido em condições de resfriamentos diferentes da têmpera tradicional. 

Após resfriamento, o novo aço tem dureza homogênea da superfície para o núcleo do bloco. Este aspecto é muito superior aos dos aços tradicionais, que, por possuírem maior teor de elementos de liga (por ex. Cr, Ni e Mn)), são mais adequados ao tratamento de têmpera convencional.

O menor uso de elementos de liga no aço VP100, principalmente o baixo teor de cromo, também auxilia na competitividade do material. E seu processo de tratamento térmico diferenciado contribui para a sustentabilidade, com menor emissão de CO2.
O  aço VP100 garante resultados homogêneos em blocos de até 400 x 1200 mm2 de secção. Por não empregar altas taxas de resfriamento, registra também uma considerável redução das tensões residuais.

Além disso, o aço VP100 possui teor de carbono menor que os aços tradicionais. Isto faz com que, após aplicação de solda, o VP100 apresente o ajuste por usinagem facilitada, devido à menor dureza gerada.

Com este tipo de aço são mais indicadas menores velocidades de corte e maiores avanços, mas seu comportamento nos processos de texturização e polimento é equivalente ao dos aços tradicionais, como os aços P20.

"Estamos satisfeitos em poder apresentar um novo produto para a indústria e processamento de plásticos, pois é uma solução de alta tecnologia, com menor quantidade de elementos de liga, vida útil muito elevada e melhor relação custo-benefício para os clientes, e que atende à crescente necessidade de competitividade das empresas”, diz Paulo Sérgio Perez, gerente do Centro de Distribuição e Serviços da Villares Metals.

Leia mais sobre a Villares Metals aqui.

Veja também:
Novo conceito em aços para a conformação de plásticos

Tópicos: