Nasa recruta cirurgião robótico para missão

Objetivo de pesquisadores é movimentar robôs via controle remoto

Fonte: G1 - 23/04/07

Foto: Divulgação

No início de maio, o cirurgião robótico Raven vai participar de uma missão da agência espacial norte-americana (Nasa). A máquina desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Washington ficará submersa durante 12 dias, em uma cápsula que simula as condições de um ônibus espacial -- o objetivo é testar a eficácia desse robô, que será controlado remotamente por cirurgiões localizados em Seattle.

A experiência será realizada entre os dias 7 e 18 do próximo mês no Aquarius Undersea Laboratory, um centro de pesquisa da Flórida que fica submerso. Nesta sexta-feira, (20), Raven deixará Seattle para dar início à missão que tem como objetivo a movimentação de máquinas no espaço feita via controle remoto. Os dois braços robóticos que compõem a máquina -- e, juntos, pesam 22 quilos -- foram desenvolvidos durante cinco anos.

Durante a missão realizada no próximo mês, Raven usará instrumentos cirúrgicos para fazer uma sutura em um pedaço de borracha, além de encaixar blocos em uma estrutura parecida com um brinquedo de criança. Os cérebros responsáveis por esses movimentos são de três cirurgiões que farão o controle a partir de computadores instalados em Seattle.

As instruções serão enviadas via internet comercial de Seattle para Flórida e via conexão wireless para uma espécie de bóia. Os dados serão encaminhados da bóia à cápsula através de um cabo.