Mauá e Fiesp promovem palestra sobre gestão eficiente

Foto: Divulgação

Como gerir eficientemente a produção de uma empresa? Em momentos de crise, crédito escasso e vendas retraídas, saber lidar com esta questão pode evitar que os bons resultados de uma corporação se tornem inexpressivos ou se transformem em prejuízos, em decorrência de desperdício ou desconhecimento dos recursos colocados ao alcance de seus colaboradores. Para debater esse tema, o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, por meio do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria - DEMPI, promovem, no dia 21 de maio, a palestra Gestão Eficiente da Produção em Pequenas e Médias Empresas, que será proferida pelos professores Antonio Cabral e Gilberto Freire. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente no site da FIESP. As vagas são limitadas.

A realização da palestra é resultado de um acordo firmado, em 2008, entre a FIESP e 20 instituições de ensino superior de São Paulo, incluindo a Mauá, com o objetivo de integrar o conhecimento das universidades à pratica das empresas e contribuir para a capacitação e melhoria da gestão nas MPIs. A iniciativa pretende possibilitar o treinamento dos funcionários e a introdução de novos conceitos de gestão nessas empresas, por meio de palestras, aulas e cursos. "Nosso objetivo é apresentar e relembrar conceitos e ferramentas que podem ser utilizados com facilidade no dia-a-dia, de forma a auxiliar os empresários a monitorar, de maneira ágil, as atividades da empresa", explica o professor Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Mauá e um dos palestrantes, falando sobre o evento.

Segundo o professor Cabral, muitos dos atuais modelos de gestão foram criados e são aplicados em grandes empresas. Há, portanto, necessidade de adaptações para que sejam aplicados nas menores. O conteúdo da palestra inclui cases de sucesso e temas como critérios de avaliação da eficiência operacional, análise da demanda e mapeamento das capacidades dos recursos disponíveis, assim como a necessidade da identificação de pontos críticos na produção e no planejamento das melhorias. "A idéia é colocar estes conceitos, apresentar nossas experiências no setor produtivo e oferecer caminhos que permitam à empresa atingir seus objetivos de maneira eficiente e eficaz", afirma o professor Cabral.

Regularmente, o DEMPI desenvolve programas de cursos, seminários e palestras para seu público, visando a capacitação e buscando o aperfeiçoamento e melhorias nos processos de gestão de empresas.

Serviço: Palestra Gestão Eficiente da Produção em Pequenas e Médias Empresas
Local: Instituto Mauá de Tecnologia - São Caetano do Sul
Dia: 21 de maio
Horário: das 9h às 12h
Inscrições e informações aqui.

Tópicos: