Como viver a vida com entusiasmo

Foto: Divulgação

Entusiasmo é Paixão. Entusiasmo é viver um sonho. Entusiasmo é uma energia que sinto como recompensa por perseguir meus sonhos e estar em meu próprio caminho.

Alguém que esteja honestamente procurando por sua missão, a descobre e a vive, irá organizar a própria vida ao redor dela. Esta pessoa oferecerá seus talentos para o mundo, melhorará seu ambiente e certamente estará feliz e satisfeita.

Não posso garantir que o que vou contar assegure entusiasmo constante e permanente, pois existem muitas fórmulas para atingir o entusiasmo de viver, testei algumas ao longo dos anos e essa foi a forma que escolhi e funciona para mim:

Inicialmente eu escrevo um conjunto de resultados que desejo obter todos os dias da semana, ao invés de apenas engajar-me em atividades. Se eu me engajar em atividades, nem sempre vou obter resultados, posso ter o ano todo ocupado com elas, sem resultado algum que não seja ocupar o tempo.

Em geral preparo essa lista semanal no domingo à noite, uma lista simples, rápida, com ao menos um resultado por dia da semana. A lista é sincera, e por isso está dentro de minha capacidade real, e é limitada pelos meus horários e outros afazeres. Esses resultados que escolho para mim, são extraídos de um conjunto de resultados maior que desejo atingir ao final de um mês, de um ano, ou de uma década.

Por exemplo, ao invés de assumir a atividade de fazer exercícios todos os dias, eu me proponho o resultado de fazer vinte abdominais todos os dias de segunda a quarta-feira e de fazer trinta abdominais de quinta feira a sábado. Assim obtenho resultados todos os dias, e sem que eu mesmo me dê conta, estive realizando a atividade de exercitar-me regularmente.

Além de estabelecer resultados, eu me coloco desafios. Pequenos desafios diários. Para isso eu uso um estratagema mental. Inicialmente estabeleço um ponto de início bem claro e definido e baseado em meu desempenho atual. Depois vou incrementando esse desempenho um pouco por dia, todos os dias, e com isso vou superando-me a cada dia.

Quando comecei com as abdominais, eu tentei com muito esforço, mas no primeiro dia eu não passei das dez abdominais. Esse era o meu ponto inicial. Então me propus o pequeno desafio de acrescentar mais dez abdominais a cada três dias. Assim a cada três dias, eu sei que devo vencer a mim mesmo e ultrapassar meu recorde pessoal e melhorar meu desempenho. Ao enfrentar pequenos desafios todos os dias e superá-los, eu tomo consciência de minha capacidade de auto-superação e sinto-me mais seguro. Obtenho a certeza de que se continuar me superando, atingirei minhas metas finais.

Mas, só isso ainda não é suficiente para me deixar entusiasmado comigo mesmo e com a vida. Assim eu adquiri o bom hábito de gratificar-me e comemorar cada pequena vitória que consigo.

Sei que se eu obter vitórias todos os dias serei uma pessoa muito mais feliz e radiante e vou irradiar essa felicidade de ser vitorioso para as pessoas com quem me relaciono todos os dias. Sempre vou ter um sorriso na face e raramente me sentirei triste, pois sei que estou planejando e atingindo muitas pequenas vitórias todos os dias.

Gratifico-me com um bom pensamento, de alegria por ter atingido mais uma meta, e fico muito satisfeito por isso.


*Carlos E. Paladino Alvino é proprietário da Comércio das Indias Ocidentais Imp e Exp ltda e ex-proprietário da Fornecedora Paulista de Aços ltda, que incorporava a empresa Adley Indústria e Comércio e produzia aços longos e laminados. Também é autor de 3 livros.

Tópicos: