Avaliação do sistema de posicionamento do carro porta-rebolo numa retificadora CNC Flexa 600-L com o auxílio de sinais de emissão acústica

Fonte: Portal CIMM - 19/09/08

Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para a  obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica

Autor: Sena, Luciano
Orientador: Weingaertner, Walter Lindolfo
Editora: UFSC
Palavras-chave: Engenharia mecanica; Retificacao e polimento; Retificadoras; Rebolos

Sinopse

A retificação contribui de modo significativo para a satisfação das crescentes exigências nas tolerâncias dimensionais e geométricas na usinagem. As ferramentas de corte do processo de retificação, denominadas rebolos, precisam passar por operações periódicas de adequação das suas características funcionais. O conjunto destas operações é denominado condicionamento. Nas máquinas-ferramentas comandadas numericamente empregadas na retificação, a qualidade do sistema de posicionamento relativo ferramenta/peça de trabalho exerce grande influência sobre os resultados obtidos nas operações de retificação e nas de condicionamento.

Sistema de montagem da peça em retificadora cilíndrica
O sucesso do processo de retificação deve-se, em parte, ao emprego de rebolos de CBN em retificadoras comandadas numericamente. Para rebolos com ligante cerâmico-vítreo, o condicionamento é denominado dressamento, uma vez q perfilamento e a afiação são realizados simultaneamente. As ferramentas de dressamento empregadas de maior rendimento são os discos rotativos. No uso de discos rotativos é verificado um pequeno desgaste radial dos mesmos, o que se reflete sobre a geometria do rebolo e da peça. A literatura não apresenta muitas informações sobre este desgaste e sua influência sobre os resultados na retificação de componentes de elevada exatidão.

Este trabalho apresenta um método de medição na direção radial do disco dressador, auxiliada por um sistema de monitoramento por emissão acústica e pelo sistema de medição intrínseco da retificadora - SISEA -, com o objetivo de avaliar o desgaste dos discos dressadores diamantados no dressamento de rebolos de CBN com ligante cerâmico-vítreo. A validação das medições de posicionamento do disco dressador em relação a superfícies de referência é efetuada por comparação com os resultados obtidos com o auxílio de um sistema baseado em interferometria óptica - SISLASER, para diversas condições de estabilização térmica da máquina-ferramenta.

Leia a dissertação na íntegra em http://www.tede.ufsc.br/teses/PEMC1034-D.pdf

Tópicos: