Lançamento da Mecânica Nordeste 2008 em Recife


Empresários e executivos de destacadas indústrias do setor metal mecânico e eletro-eletrônico prestigiaram o lançamento oficial da Mecânica Nordeste - Fimmepe 2008 que ocorreu durante evento realizado no Recife no último dia 28 de abril. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre O novo ciclo de investimentos em Pernambuco e no Nordeste, proferida pelo presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real.

“A presença maciça de empresários no evento foi mais uma demonstração de que a feira, em sua 14ª edição, está consolidada no mercado como um eficiente instrumento de geração de negócios para o setor”, afirmou Sebastião Pontes, presidente do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletro-eletrônicas de Pernambuco, órgão promotor do evento.

Segundo ele, não é sem motivos que a Fimmepe conquistou a confiança de empresas como a Siemens, DebMaq, Mitsubishi Corporation, Gates do Brasil, Iscar do Brasil, Burkert Fluid e AtlasMáq que já estão com as suas participações asseguradas na feira que será realizada entre os dias 20 e 24 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

De acordo com André Mozetic, diretor da Greenfield Business Promotion, empresa responsável pela comercialização do evento, a previsão é de que a Fimmepe, este ano, reúna mais de 300 expositores, gerando um volume de negócios de mais de R$ 90 milhões, superando, assim, as marcas do ano anterior.

Ao longo dos anos, a Mecânica Nordeste tem se mostrado como um termômetro da economia regional, que, atualmente, vive um momento de expansão. Esse processo de crescimento tem estimulado as indústrias da região a investir cada vez mais na modernização e ampliação de seus parques fabris como forma de se capacitar a participar desse surto desenvolvimentista.

Como carros chefes desse surto expansionista figuram o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima que estão com suas obras em ritmo acelerado no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Com investimentos superiores a US$ 9,3 bilhões, esses empreendimentos são projetos estruturadores de grande porte que não só atrae empresas satélites fornecedoras de insumos e serviços, mas também colocam Pernambuco na vitrine do mercado nacional e mundial.

Com isso, as vantagens comparativas do estado, como a localização estratégica em relação aos mercados dos Estados Unidos e da Europa, bem como as condições de logística e de infra-estrutura que favorecem a distribuição de mercadorias para o Nordeste, auxilia na visibilidade e, assim, atrae cada vez mais indústrias de grande porte para Pernambuco.

Tudo isso, vai garantir ao estado um forte crescimento econômico, aumentando conseqüentemente a renda da população e a oferta de empregos. Dessa forma, a indústria metal mecânica e eletro-eletrônica, que tem como mercado empresas dos mais diversos segmentos industriais, vislumbra perspectivas extremamente positivas. Nesse contexto, a Mecânica Nordeste – Fimmepe se apresenta como portal de entrada para as indústrias produtoras de bens de capital planejam ingressar nesse mercado promissor.

Saiba mais no portal da Feira.