Logogrupocimm-fundoescuro

Dürr Brasil amplia planta para aumentar capacidade produtiva de três modelos de veículos

A renovada linha de pintura da Caoa foi projetada com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva dos modelos Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8

 A Dürr Brasil entregou a primeira etapa do projeto de ampliação da planta de pintura da Caoa, localizada em Anápolis (GO). A renovada linha de pintura foi projetada com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva dos modelos Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8. Com o investimento, a produção diária desses veículos será praticamente dobrada, permitindo à Caoa atender à crescente demanda do mercado.

Entre as principais soluções tecnológicas implementadas no projeto estão os novos transportadores EOMs, com eletrônica de controle dos processos que garantem maior precisão e velocidade na movimentação das carrocerias durante o pré-tratamento, além da ampliação da capacidade dos tanques, incluindo E-coat com aprimoramento de sistemas de filtragem, assegurando maior proteção anticorrosiva.

As três estufas dos processos de E-coat, primer e top-coat foram ampliadas e, agora, equipadas com novos sistemas de aquecimento, e a aplicação de sealer tanto para vedação interna quanto externa passou a ser realizada por 13 robôs Dürr.

Além da garantia de repetição proveniente do uso dos robôs, os equipamentos de processo utilizados nas estações possibilitam que a mesma quantidade de material seja sempre aplicada na carroceria. “Isso é possível por meio do uso de dosadores de precisão (Shotmeter). A qualidade da aplicação é garantida também pelo uso de sistemas de visão que fazem a detecção da posição exata de cada carroceria dentro das estações, evitando assim possíveis diferenças de aplicações entre os carros em produção”, explica Tiago Cardoso, diretor de serviços da Dürr Brasil.

Modernização

As linhas de aplicação de pintura foram modernizadas com 18 robôs Dürr, proporcionando maior uniformidade no acabamento. Na etapa final, as cabines de reparo de pintura foram reformuladas para oferecer mais agilidade e qualidade dos veículos.


Continua depois da publicidade


Além disso, a ampliação da linha foi dimensionada para receber novos modelos de carros, preparando a planta de Anápolis para futuros lançamentos e demandas do mercado, e para os próximos ciclos de crescimento da Caoa, explica Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho. “Os avanços tecnológicos e a automação dos processos resultaram em ganhos expressivos de eficiência, produtividade e qualidade, com redução de desperdício, menor necessidade de retrabalho e maior consistência no acabamento dos veículos”, diz o CEO do grupo Caoa.

Eficiência e tecnologia

O projeto contempla melhorias de eficiência e tecnologia, além de atualizações fundamentais para garantir a longevidade da operação, evitando a obsolescência de produtos e componentes e reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

“Implementamos tendências centrais da indústria automotiva, como digitalização, aumento do uso de robótica, eficiência energética e atualização de sistemas para evitar a obsolescência de equipamentos”, salienta Carlos Philippe Luchesi, CEO do grupo Caoa.