Notícias
Rio Verde (GO) está prestes a se tornar um polo estratégico na produção de combustíveis renováveis com a chegada de uma fábrica de biometano. O empreendimento, fruto de um acordo entre o governo de Goiás e a indiana Raj Process Equipments and Systems, foi formalizado durante o evento Invest Goiás, realizado em Nova Deli no âmbito da Missão Índia. O projeto se alinha às diretrizes de transição energética e amplia o uso de combustíveis sustentáveis no Estado.
A nova planta industrial utilizará a vinhaça da cana-de-açúcar como matéria-prima para produção de biometano, um combustível renovável que reduz a emissão de gases de efeito estufa e fortalece a economia circular no setor sucroalcooleiro. A escolha de Rio Verde como sede da fábrica se deve à forte presença de usinas produtoras de etanol na região, garantindo disponibilidade de insumos e facilitando a logística de distribuição do combustível.
O projeto se insere em um movimento estratégico do Estado para fomentar o uso de biometano, com previsão da chegada de 500 ônibus movidos ao combustível para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Com um dos veículos já em fase de testes, a ampliação da frota reforça a iniciativa de descarbonização da matriz de transporte e reduz a dependência de combustíveis fósseis.
As tratativas com a Raj Process Equipments and Systems tiveram início em 2020, e o acordo assinado marca o início de estudos técnicos para viabilizar a instalação da fábrica. A expectativa é que a unidade se torne uma referência na produção de biometano para abastecimento de frotas em todo o país, impulsionando a economia verde e atraindo novos investimentos para a região.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa