Renault e Geely selam parceria para fabricação de veículos eletrificados no Paraná

Acordo estratégico fortalece produção automotiva no Complexo Ayrton Senna e amplia a presença das montadoras no Brasil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou nesta segunda-feira (17) mais um grande anúncio para o Paraná. A Renault Group e Geely Holding Group (“Geely Holding”) assinaram um acordo para a produção e comercialização de novos veículos zero e com baixas emissões no Brasil. A planta industrial será o Complexo Industrial Ayrton Senna do Renault Group, em São José dos Pinhais.

A Geely Holding deve investir na Renault do Brasil para se tornar um acionista minoritário, permitindo que a empresa tenha acesso à infraestrutura de produção local, vendas e serviços. O negócio ainda está sujeito à assinatura dos acordos definitivos e aprovações prévias das autoridades regulatórias pertinentes.

Por meio desta cooperação, as duas fábricas do Renault Group no Complexo Ayrton Senna devem ser disponibilizadas para a produção destes novos veículos, tanto para a Geely Holding como para a Renault, além da atual gama de modelos da Renault. Esta nova cooperação estratégica deve fortalecer a expansão global das respectivas marcas do Renault Group e da Geely Holding no Brasil. 

“A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores. Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.

O Renault Group atua em mais de 130 países com as marcas Renault, Dacia, Alpine e Mobilize, vendendo 2,264 milhões de veículos em 2024 e empregando cerca de 105 mil pessoas. Seu foco é a inovação, eletrificação e neutralidade de carbono na Europa até 2040.


Continua depois da publicidade


A Geely Holding, fundada em 1986 na China, possui marcas como Geely Auto, Volvo Cars, Polestar e Lotus, abrangendo toda a cadeia automotiva. Em 2024, vendeu 3,33 milhões de veículos, sendo 763.389 da Volvo e 2,176 milhões do Geely Auto Group.