por
Peter Pettersson | 21/01/2025
Notícias
A usinagem automatizada representa um avanço significativo na manufatura, em que as máquinas operam de forma independente, sem necessidade de supervisão humana
A usinagem automatizada representa um avanço significativo na manufatura, em que as máquinas operam de forma independente, sem necessidade de supervisão humana. Impulsionados pela tecnologia CNC, robótica e software de automação, esses sistemas podem operar continuamente — em alguns casos, 24 horas por dia, sete dias por semana — executando tarefas como torneamento, corte, fresamento e furação com alta precisão. Essa abordagem aumenta a produtividade, reduz erros e permite uma operação eficiente, 24 horas por dia.
Embora muitos vejam a usinagem automatizada como uma abordagem futurista para a produção manufatureira, a Sandvik Coromant começou a colher seus benefícios já na década de 1980.
Há cerca de 40 anos, o local de produção da Sandvik Coromant em Gimo, Suécia, usava uma forma de trocador automático de ferramentas (ATC) que facilitava a troca de máquinas-ferramentas sem intervenção humana. A solução foi oferecida como produto aos clientes, mas não se mostrou popular. Muitos não conseguiram entender como o ATC poderia economizar tempo em sua oficina e aumentar sua produtividade e a oferta foi encerrada.
Avançando algumas décadas, a Sandvik Coromant continuou a ver valor onde outros não conseguiam. Desta vez, a empresa trabalhou com um fabricante de máquinas para desenvolver uma segunda solução ATC. Novamente, foi implementado na instalação de produção de Gimo e continua operando em várias células de máquinas atualmente.
Usando métodos convencionais de gerenciamento de ferramentas, um torno pode operar sem intervenção humana por cerca de quatro a oito horas. Depois disso, a ferramenta chegaria ao fim de sua vida útil e um trabalhador precisaria parar o que está fazendo para trocá-la manualmente por uma nova substituição. Com a solução ATC, as máquinas podem operar por até 16 horas sem que um operador se preocupe com elas.
Após usar a tecnologia ATC por vários anos, a Sandvik Coromant desenvolveu agora uma solução para seus clientes que possibilita trocas de ferramentas automatizadas em operações de torneamento. O novo sistema ATC para unidades de fixação adaptadas à máquina (MACU) em centros de torneamento automatiza totalmente o processo de troca de ferramentas, eliminando a necessidade de intervenção manual. Isso resulta em maior uso da máquina e produtividade aprimorada.
Continua depois da publicidade |
Então, por que agora?
Nos anos 1980, os benefícios do ATC não eram tão amplamente reconhecidos. No entanto, hoje, automatizar tarefas repetitivas e demoradas é essencial para criar linhas de produção mais resilientes e eficientes.
O benefício imediato é o tempo que economiza para os trabalhadores. Operar máquinas por até 16 horas — quatro vezes mais do que antes — sem a necessidade de intervenção do operador permite que eles se concentrem em outras tarefas, em vez de ficarem ocupados com inspeções constantes de desgaste das ferramentas.
O ATC também ajuda a otimizar o desgaste da ferramenta. Quando os operadores trocam ferramentas manualmente enquanto lidam com várias outras tarefas, muitas vezes substituem ferramentas prematuramente, antes de atingirem seu potencial máximo. Com o ATC, as ferramentas são trocadas apenas quando estão totalmente desgastadas, maximizando a vida útil das ferramentas e reduzindo desperdícios. O ATC também proporciona benefícios significativos em sustentabilidade, incluindo menor consumo de energia, maior eficiência de recursos, redução de desperdício e melhoria na eficácia geral dos equipamentos. Ao manter as máquinas operando em níveis ideais, o ATC minimiza o tempo ocioso e o desperdício de energia, aumenta a produção com menos recursos e reduz a frequência de interrupções e tempo de inatividade.
Para criar um chão de fábrica preparado para o futuro, com ou sem supervisão contínua, o ATC é uma peça essencial desse processo. No centro do Manufacturing Wellness, uma iniciativa conduzida pela Sandvik Coromant para promover práticas saudáveis em instalações de manufatura preparadas para o futuro, está a importância de uma abordagem holística à produção.
Na manufatura moderna, uma estratégia abrangente aumenta a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade. Ao otimizar todo o processo — desde materiais e equipamentos até o impacto ambiental — as empresas podem melhorar o desempenho operacional. Tecnologias avançadas e a colaboração entre departamentos são essenciais para alcançar esses objetivos. Essa estratégia abrangente não só eleva a qualidade, mas também garante o sucesso a longo prazo em um mercado competitivo.
O ATC é uma parte central dessa abordagem holística da usinagem, mas o Manufacturing Wellness significa mais do que apenas inovações individuais; trata-se de criar um ecossistema de produção contínuo e resiliente. O ATC desempenha um papel fundamental nessa visão mais ampla, permitindo que as fábricas vão além dos ganhos isolados de eficiência para alcançar uma verdadeira harmonia operacional. Ao automatizar tarefas rotineiras como trocas de ferramentas, o ATC libera operadores humanos para funções mais estratégicas e garante que as máquinas operem com eficiência máxima e tempo de inatividade mínimo. Essa integração de automação inteligente dentro de uma estrutura mais ampla, voltada para o bem-estar, posiciona os fabricantes para prosperar em um mundo cada vez mais competitivo e consciente dos recursos.
O ATC da Sandvik Coromant é aplicável em centros de torneamento e máquinas multitarefas, exigindo uma MACU com interface Coromant Capto. Para centros de torneamento, é necessária uma torre MACU com ATC, e máquinas multitarefa com uma torre inferior podem usar ATC se a torre estiver preparada para ATC. Saiba mais acessando o site.
Gostou? Então compartilhe:
Peter Pettersson
Especialista de Produto da líder em ferramentas de corte e soluções de manufatura Sandvik Coromant.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa