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Empresárias e líderes de diversos países estiveram reunidas em Brasília, no fim de março, para debater sobre igualdade de gênero, economia, tendências, inovação e instrumentos para inclusão de mulheres no empreendedorismo e no mundo corporativo. As conversas foram pauta do Women Entrepreneur Forum, evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para proporcionar trocas de conhecimento e oportunidade de negócios nacionais e internacionais para empreendedoras industriais de todo o país.
“Ao estimular o intercâmbio de ideias e a formação de parcerias, este evento contribui para ampliar a participação das empresas lideradas por mulheres no comércio internacional e para a promoção da equidade social e do crescimento da economia”, destacou o presidente da CNI, Ricardo Alban, na abertura do encontro internacional.
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As anfitriãs do WE Fórum, Mônica Monteiro, presidente do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI, e Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), falaram da parceria do comércio e da indústria e apresentaram dados importantes sobre o crescimento das mulheres na indústria nos últimos anos.
“Nas próximas décadas, a opinião feminina será cada vez mais presente nas decisões de compra. É vital que a indústria considere a pesquisa e o desenvolvimento de produtos para este público. É animador dizer, com base nos dados do Observatório da Indústria, que 80% da indústria brasileira já promove iniciativas focadas nas mulheres e 60% delas já adotam políticas de igualdade de gênero”, destacou Mônica Monteiro.
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Cotait, por sua vez, afirmou que “o comércio vende o que a indústria produz. Temos que andar de mãos dadas”.
Em concordância, a diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, relembrou ainda a importância da exportação para o futuro da população brasileira. “Entendemos que quando uma empresa exporta, ela emprega mais gente e paga melhores salários. Quando essa empresa é liderada por mulheres, invariavelmente, essa renda é destinada para uma nutrição melhor da família, para uma educação melhor. Logo, com exportação estamos impactando de forma imediata a economia, mas também a sociedade e a qualidade de vida das gerações futuras”, explicou Ana Paula.
O WE Forum marcou ainda o fim do primeiro ciclo do programa Mulheres Globais, realizado pela CNI e ApexBrasil desde o ano passado. Durante o evento foram entregues os certificados para empresárias que participaram das mentorias e dos workshops do programa.
“A CNI trabalha para ampliar as oportunidades de negócios para empresas lideradas por mulheres por meio de iniciativas como o programa Mulheres Globais, que orienta as empresárias a utilizarem o comércio eletrônico como estratégia para internacionalizar empresas”, completa Alban.
O programa foi criado para promover o e-commerce como estratégia de expansão e internacionalização, desenvolver competências em Gestão e Marketing Digital, além de definir proposta de valor e modelos de negócios com foco no comércio eletrônico internacional.
*Imagem de capa: Depositphotos
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