Cresce espaço para diversidade e inclusão na cadeia de suprimentos

Gartner mostra aumento nos objetivos formais de diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas organizações da cadeia de suprimentos

Quase metade das organizações da cadeia de suprimentos tem objetivos formais de diversidade, equidade e inclusão (DEI), diz pesquisa recente da Gartner. Segundo o estudo, houve, neste quesito, um aumento acentuado ano a ano, marcando 27% em 2022 e 49% em 2023.

A porcentagem de funcionários em tempo integral de raça/etnia sub-representada nas organizações da cadeia de suprimentos avaliadas também aumentou: foi de 32% para 48%. Em comparação com a amostra da pesquisa de 2022, significa uma representação 1,5 vezes maior. Além disso, os dados mostram forte alinhamento entre o DEI e os objetivos mais amplos do negócio.

Entre entrevistados com objetivos formais ou gerais de diversidade, equidade e inclusão, foram citadas as seguintes razões para ter abraçar esses objetivos:

  • Atrair novos talentos (68%);
  • Engajar e reter novos funcionários (64%);
  • Melhorar o desempenho dos negócios (58%);
  • Atrair clientes (48%);
  • Refletir e apoiar as comunidades locais (44%);
  • Atrair investidores (40%);

"O foco de recrutamento das iniciativas do DEI é crucial, com uma porcentagem maior de funcionários da cadeia de suprimentos procurando ativamente um novo emprego na taxa mais alta desde 2021", disse Dana Stiffler, analista de Prática de Supply Chain do Gartner."O foco em engajamento e retenção também está bem posicionado, com os funcionários da cadeia de suprimentos menos propensos do que outras profissões a serem altamente engajados ou terem uma alta intenção de ficar. Seu esforço discricionário em meados de 2023 estava em seu ponto mais baixo nos últimos dois anos".

Projetos e iniciativas específicas

Outro motivo que impulsionou a representação em 2023 foi uma maior ênfase em iniciativas reais de DEI dentro das organizações da cadeia de suprimentos.


Continua depois da publicidade


Em 2022, enquanto 75% das organizações da cadeia de suprimentos relataram que se concentraram em alguma dimensão da diversidade, apenas 40% relataram trabalhar em projetos ou iniciativas específicas de diversidade, equidade e inclusão. O Gartner se refere a essa lacuna entre a intenção e a ação tangível como a "lacuna do dizer-fazer".

"Embora quase a mesma proporção de organizações tenha se concentrado em um ou mais aspectos do DEI em 2023, vimos uma porcentagem muito maior de respondentes da cadeia de suprimentos trabalhando em projetos e iniciativas específicas do DEI com resultados mensuráveis, saltando de 40% para 73%", disse Stiffler. "Em 2023, o 'say-do gap' foi reduzido para quase metade do que era em 2021; a conexão entre ações tangíveis e melhores resultados do DEI parece cada vez mais clara".

As principais iniciativas DEI

As quatro principais iniciativas de DEI estimuladas foram aprendizagem e desenvolvimento (L&D); benefícios; engajamento de funcionários e recrutamento. Em termos de eficácia, o engajamento dos funcionários e a L&D lideraram a lista, o que é um afastamento de pesquisas anteriores, onde a liderança inclusiva e o recrutamento foram mais eficazes.

Embora os principais resultados da pesquisa tenham mostrado progresso nos esforços de diversidade, 43% dos entrevistados relataram que as taxas de desgaste de talentos sub-representados eram um pouco ou significativamente maiores em comparação com sua força de trabalho majoritária. Os dados sugerem que os pipelines de talentos precisam ser avaliados e fortalecidos ainda mais para manter os ganhos recentes. 

Os Chief Supply Chain Officers (CSCOs) que buscam reduzir o desgaste devem avaliar uma série de possíveis causas, incluindo o desejo entre esses funcionários de buscar mudanças de carreira, a razão mais citada pela qual talentos sub-representados deixaram suas funções em 2023.

*Imagem de capa: Depositphotos