Universal Robots lança novo robô colaborativo com carga útil de 30kg

UR30 é o segundo de uma nova série de cobots inovadores da nova geração da Universal Robots

A Universal Robots, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos, lançou um novo robô colaborativo, com carga útil de 30 kg. Com isso, o objetivo da companhia é oferecer uma gama de produtos que vai atender às reais necessidades dos seus clientes.

O UR30 é o segundo de uma nova série de cobots inovadores da nova geração da Universal Robots e representa um salto tecnológico no que tange construção mecânica do braço e software de sistema de controle. O UR30 é construído na mesma arquitetura do premiado UR20 e, apesar de seu tamanho compacto, oferece ótima sustentação e um controle maior de movimento que garante o posicionamento perfeito de grandes cargas, permitindo trabalhar em velocidades mais altas e com maiores pesos.

Uso do UR30

Isso torna o UR30 ideal para diversas aplicações, incluindo machine tending/carga e descarga de máquina, manuseio de materiais e parafusamento de alto torque. Para o machine tending, a elevada carga útil traz novas possibilidades, pois permite ao cobot utilizar múltiplas garras ao mesmo tempo. Dessa forma, ele pode remover peças acabadas e carregar um número maior de material em uma única passagem, reduzindo os tempos de troca e maximizando a produtividade.

Com relação ao parafusamento de alto torque, o UR30 pode lidar com ferramentas de torque consideravelmente maiores e de maior rendimento – e tudo isso com uma plataforma colaborativa e fácil de configurar/reconfigurar. Graças a um recurso de modo estável, o novo cobot é mais preciso e oferece parafusamento direto e consistente. A nova engenharia da junta abre o leque de opções, mantendo as características de solução compacta, flexível, segura e de baixa complexidade. Isto será benéfico, por exemplo, na indústria automotiva.


Continua depois da publicidade


Além disso, a carga útil de 30 kg torna o UR30 uma excelente opção para o manuseio de materiais e traz um enorme avanço para a paletização de produtos pesados em todos os setores, e seu tamanho reduzido permite que ele se adapte a quase todos os espaços de trabalho – aliviando os humanos do trabalho pesado. Pesando apenas 63,5 kg, também pode ser facilmente transportado entre células de trabalho.

“O aumento da carga útil e maior flexibilidade sustentam uma nova era na automação. As indústrias em todo o mundo estão adotando uma produção mais ágil e com modularidade na produção – parte do processo de alcançar essa modularidade e agilidade tem a ver com mobilidade, e esse cobot oferece isso apesar do alto payload”, afirma Kim Povlsen, Presidente da companhia.

“À medida que as indústrias evoluem, o UR30 não apenas atende, mas também antecipa as mudanças nas demandas, permitindo que as empresas se adaptem e respondam de forma eficaz às novas necessidades. Conforme continuamos a inovar, o UR30 é mais um passo na jornada da UR para ultrapassar os limites do que é possível no mundo da automação.”

De acordo com a empresa, o UR30 já está disponível para encomenda e começará a ser comercializado no primeiro trimestre de 2024.