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A fabricante chinesa BYD assinou contrato de US$ 1,4 bilhão para erguer uma nova planta de baterias em Xuzhou, cidade localizada entre Pequim e Shanghai. Desta vez, o projeto é para a produção de bateria de íons de sódio, que vem sendo estudada como alternativa às baterias de íon-lítio.
Segundo publicação do portal CarNewsChina, a capacidade anual planejada é de 30 GWh, suficiente para fazer da nova fábrica a maior do mundo em produção de bateria íon-sódio. Ainda de acordo com o conteúdo, o novo investimento da gigante BYD é fruto de um acordo com o grupo Huaihai.
A união tornaria a planta de Xuzhou peça central para a fabricação de baterias para microveículos e scooters - modelos para os quais está sendo inicialmente direcionado o uso de baterias de íon de sódio.
Conforme pesquisas, baterias íon-sódio vêm sendo tratadas como possíveis substitutas das baterias de íon-lítio, já que seus componentes são mais abundantes e relativamente menos caros. Há, no entanto, muitos desafios pela frente. Embora a nova tecnologia tenha boa resistência para funcionar tanto em baixas como em altas temperaturas, a quantidade de energia gerada fica bem atrás das tradicionais baterias de íons de lítio, que hoje estruturam os carros elétricos vendidos no mercado.
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