GAC entra no Brasil com ampliação de investimento e nova fábrica até 2030

Com investimento reformulado para R$ 7,35 bilhões, montadora estatal chinesa estreia com rede de 83 pontos de venda e planeja produção local

A montadora estatal chinesa GAC confirmou sua entrada no mercado brasileiro em 23 de maio com o lançamento oficial de sua marca e dos primeiros modelos eletrificados. Dias antes, em 12 de maio, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Pequim, um plano de industrialização que prevê a instalação de uma fábrica até 2030 e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O investimento total também foi ampliado, na ocasião, para US$ 1,3 bilhão.

No fim de 2024 a GAC havia prometido um investimento inicial de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões),  prevendo a implantação de uma fábrica e o lançamento de 15 modelos nacionais até o fim da década. No encontro com Lula, a empresa revelou que o valor do aporte foi ampliado para US$ 1,3 bilhão, cerca de R$ 7,4 bilhões, incluindo, além dos lançamentos, o plano de instalação de um centro de P&D no Nordeste. O projeto será baseado em colaborações com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Campinas (Unicamp), com foco em intercâmbio técnico, formação de profissionais e desenvolvimento de produtos. A empresa também manifestou intenção de fornecer veículos de energia nova para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém. 

Lançamento oficial no Brasil

No dia 23 de maio, a empresa realizou o evento oficial de lançamento da marca e de seus cinco primeiros modelos no país — quatro elétricos e um híbrido — em São Paulo. Segundo a CNN Brasil, a GAC está em negociações para assumir a antiga fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), que produzia modelos da Mitsubishi e Suzuki e foi fechada no fim de 2024. O plano é iniciar a instalação da operação ainda este ano. A operação começou com 83 pontos de venda espalhados pelo território nacional.


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Em entrevista exclusiva à CNN, o presidente internacional da GAC, Wei Haigang, destacou o papel estratégico do Brasil na expansão regional da companhia. "Nossa expectativa é de, até 2030, vender cerca de 100 mil unidades. Além de vender, pretendemos nos tornar uma empresa de fato localizada no Brasil, com produção no Brasil", disse à reportagem.

A GAC atua com uma cadeia verticalizada, desde a mineração de insumos até a reciclagem de baterias, e pretende transformar o Brasil em base para produção, pesquisa e exportação de soluções de mobilidade limpa na América Latina. 

Durante o encontro em Pequim, Lula classificou o projeto como exemplo de cooperação Sul-Sul e reforçou a importância da presença da GAC na agenda de reindustrialização verde do Brasil.