Startup desenvolve solução para monitoramento e gestão de frotas

Tecnologia voltada a siderúrgicas, mineradoras e construtoras foi financiada pela CSN Inova Ventures

A GaussFleet startup desenvolveu uma tecnologia voltada a siderúrgicas, mineradoras e construtoras para monitorarem e também fazer a gestão de suas frotas de caminhões, guindastes, empilhadeiras, ônibus e afins. Um mercado com grande potencial e que sofria, até então, com a carência de fornecedores que entendessem as suas especificidades, resultando em desperdício de receita e produtividade.

A solução teve investimento da CSN Inova Ventures, que se destacou em 2022 como o fundo mais ativo do Brasil pelo Corporate Venture in Brazil – iniciativa desenvolvida para estimular investimentos em capital de risco no país.

“A nossa tecnologia já está consolidada na siderurgia, atendendo os maiores players do país no segmento. Também ajudamos alguns dos maiores operadores logísticos e locadores de máquinas móveis a gerenciarem contratos com excelência. O plano de curto prazo é agregar novas tecnologias à plataforma, gerando ainda mais valor para a base atual de clientes e continuar crescendo rapidamente em outros setores, como por exemplo, o de construção de infraestrutura”, conta Vinicius Callegari, cofundador e CCO da Gauss.

Gestão de máquinas

A solução desenvolvida pela startup é focada em empresas que contam com máquinas próprias ou alugadas e que têm na gestão destas um dos seus principais desafios, já que a operação manual ou até a falta de controle e análise sobre o uso efetivo desses equipamentos na produtividade – algo frequente no ambiente industrial – geram um desperdício importante de caixa. Para equacionar esses problemas, a GaussFleet uniu tecnologias de ponta, como telemetria avançada, Internet das Coisas (IoT) e geoprocessamento, criando uma plataforma exclusiva de controle e transmissão instantânea das inúmeras informações coletadas das máquinas em operação.


Continua depois da publicidade


Ao proporcionar visibilidade total das operações em tempo real, a solução permite medir a disponibilidade do maquinário, colocando um fim à ociosidade à medida que indica se os veículos estão produzindo, em manutenção ou indevidamente fora de operação, fazendo com que o número real de máquinas para cada um dos setores de uma empresa possa ser adequadamente dimensionado. A busca constante pela digitalização dos processos dentro da solução é um grande diferencial da empresa. Um bom exemplo é a aplicação do conceito de posto de trabalho, que traz o contexto de utilização das máquinas de forma totalmente conectada ao modo como essas foram contratadas. “Saber se um contrato foi dimensionado da melhor forma fica muito mais simples”, destaca Callegari.

“É uma ferramenta que traz um entendimento claro do tempo ocioso e das falhas do processo, já que sem automatização esses controles são feitos informalmente, sem nenhum acompanhamento sistematizado. Com isso, o que se percebe é que, muitas vezes, o número de equipamentos, alugados ou próprios, está muito além do que realmente é necessário. Esse é um gap que havia e que a Gauss se propôs a resolver, conseguindo mensurar efetivamente a produtividade do maquinário e gerando uma economia real às empresas”, explica Marcelo Greco, Head da CSN Inova Ventures.

Assim, com a medição automatizada, as empresas poupam orçamento, além de contar com uma gestão simples e funcional da frota em operação. “O uso da inteligência de dados está diretamente ligado à produtividade e economia, permitindo inclusive realocar equipamentos entre os setores e fornecer insumos para as áreas de suprimentos no fechamento e renovação de contratos”, completa Greco.

Segundo ele, a solução já está sendo utilizada na Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda/ RJ, e os resultados são animadores: “Já temos 469 equipamentos de frota rodoviária e 43 locomotivas automatizadas com a tecnologia e a proposta é impulsionar o recurso o máximo possível em nossa frota, inclusive em nossas outras unidades, nos próximos meses”.

Controle e monitoramento

Além da gestão de produtividade e postos de trabalho, a tecnologia desenhada pela startup fornece outros indicadores importantes, como o controle de excesso de velocidade dos veículos, monitoramento de fadiga dos operadores e parâmetros relacionados à manutenção. “Com o módulo para a manutenção, conseguimos gerar informações valiosas, como dados que indicam que a máquina pode apresentar intercorrências, por exemplo, antecipando um problema. Assim, estamos falando de uma solução bastante avançada e que está mudando o dia a dia operacional da indústria e de outros setores que operam com maquinário”, acrescenta Greco.

*Imagem de capa: Depositphotos