Notícias
Em qualquer indústria, o tempo de inatividade de máquinas pode ser um dos maiores vilões quando se trata de desperdício de recursos, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro. Máquinas inoperantes não apenas interrompem a produção, mas também requerem reparos dispendiosos e podem afetar a moral da equipe. Felizmente, existem estratégias eficazes para minimizar esse problema.
Para nos ajudar a entender melhor quais são, Vinicius Callegari, cofundador e CCO da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras, listou cinco dicas valiosas para ajudar a sua indústria a evitar o desperdício de tempo e dinheiro com máquinas inoperantes. Confira:
Instale sensores IoT em suas máquinas para coletar dados em tempo real sobre seu desempenho. Isso permite que você acompanhe o status das máquinas e identifique problemas imediatamente. Por exemplo, sensores de temperatura, pressão e vibração podem detectar problemas antes que eles causem uma parada inesperada.
Com a medição de contratos parametrizada no sistema, é possível disponibilizar, não só para o time de contratos da indústria, como também para os operadores logísticos, ferramentas de conferência diária, que, por sua vez, trazem, além da transparência e previsibilidade de seu contrato, uma melhor gestão de sua prestação de serviço, auxiliando assim para que possam tomar ações importantes em busca da melhoria do atendimento para a empresa e para sua frota em geral. Outro impacto positivo importante originado pela medição de contratos via plataformas é a possibilidade de melhor entendimento do dimensionamento da frota, garantindo assim ações mais assertivas nas contratações e/ou desmobilizações, norteadas pelos indicadores em um contexto de contratos, permitindo melhora das taxas de utilização e disponibilidade.
Utilize software de análise de eficiência operacional para identificar gargalos na produção e otimização de processos. Essas ferramentas podem ajudar a melhorar a utilização de máquinas e recursos, a redução do tempo ocioso e os custos associados.
Garanta que todos os seus sistemas de máquinas e softwares estejam devidamente integrados. Isso simplifica o compartilhamento de dados entre diferentes partes do processo de produção e a centralização desses dados em uma única plataforma.
Além da manutenção preditiva, mantenha um programa de manutenção preventiva regular para evitar problemas recorrentes e garantir que suas máquinas funcionem com eficiência.
Continua depois da publicidade |
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa