NASA pretende adaptar robô humanóide para uso em missões espaciais

Denominado Apollo, o robô foi programado para melhorar a experiência humana por meio de diferentes serviços.

Projetado para uso em logística, fabricação, entrega em domicílio e atendimento a pacientes, o robô Apollo,desenvolvido em parceria com a NASA e a Apptronik, poderá ser adaptado para uso no espaço. A ideia é que esses robôs possam ser utilizados como assistentes de astronautas que vivem e trabalham na superfície da Lua e de Marte, e para atuarem como “avatares” remotos para operadores humanos na Terra.

Além disso, os robôs podem ser reconfigurados com diferentes níveis de destreza, autonomia e capacidade de utilização de ferramentas dependendo das tarefas que necessitam realizar. 

A NASA também contribuiu com conhecimentos especializados sobre como desenvolver recursos de mobilidade e software que proporcionem uma operação robótica segura ao trabalhar ao lado de humanos.

Tecnologia robótica 

“Ao aplicar a experiência da NASA em robôs móveis seguros para humanos em projetos comerciais, juntos podemos estimular a inovação neste importante campo”, diz Shaun Azimi, líder da hábil equipe de robótica do Johnson Space Center da NASA em Houston. “Estamos orgulhosos de ver nossos esforços resultarem em tecnologia robótica que beneficiará a economia americana e ajudará os humanos a trabalhar de forma segura e produtiva aqui na Terra e, potencialmente, também na exploração espacial”.

Robôs de uso geral de muitas formas, incluindo humanóides, poderiam ser usados ​​na superfície lunar e marciana para descarregar tarefas mundanas e perigosas dos astronautas, permitindo que os humanos se concentrassem na ciência e na exploração.