Logomarca Indústria 4.0

BMW fecha acordo com startup para usar robôs humanoides na produção de carros

Além dos robôs, o acordo prevê a exploração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, virtualização de manufatura e integração de robôs

Por: Redação CIMM      01/02/2024 

A BMW assinou um acordo comercial com a startup de robótica e inteligência artificial Figure para o uso de robôs humanoides na linha de produção automotiva. Segundo o comunicado da startup à imprensa, os robôs serão usados para a realização de tarefas difíceis e menos seguras durante todo o processo de fabricação. Com isso, os funcionários poderão se dedicar a habilidades e processos que não podem ser automatizados.

O acordo com a BMW é o primeiro do tipo realizado pela Figure desde que foi fundada em 2022. Imagem: Divulgação/Figure

O número inicial de robôs não foi divulgado, mas a parceria começará com pequenas quantidades, expandindo-se conforme as metas de desempenho são alcançadas, segundo Brett Adcock, CEO da Figure. Os robôs serão implementados nas instalações de fabricação da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul, nos setores de carroceria, chapa e armazém. A integração aos processos de produção ocorrerá nos próximos 12 a 24 meses, após treinamento para tarefas específicas, de acordo com a Reuters.

"A robótica de propósito único satura o mercado comercial há décadas, mas o potencial da robótica de uso geral é completamente inexplorado. Os robôs da Figure permitirão que as empresas aumentem a produtividade, reduzam custos e criem um ambiente mais seguro e consistente", afirma Brett Adcock, fundador e CEO da Figure. "Estamos ansiosos para trabalhar lado a lado com a BMW Manufacturing para integrar IA e robótica na produção automotiva".

Tecnologias avançadas na produção automotiva

O acordo seguirá uma abordagem baseada em marcos, segundo a empresa. Na primeira fase, a Figure identificará casos de uso iniciais para aplicar os robôs Figure na produção automotiva. Assim que a primeira fase for concluída, os robôs Figure começarão a operar em etapas na fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul. No entanto, ainda não foi definido o tamanho do acordo e o valor do investimento.


Continua depois da publicidade


Ainda segundo o comunicado, a BMW Manufacturing e a Figure explorarão tecnologias avançadas, como inteligência artificial, controle de robôs, virtualização de manufatura e integração de robôs.

"A indústria automotiva, e com ela a produção de veículos, está evoluindo rapidamente. A BMW Manufacturing está empenhada em integrar tecnologias inovadoras nos nossos sistemas de produção para impulsionar o nosso futuro como líder e inovador da indústria. O uso de soluções de robôs de uso geral tem o potencial de tornar a produtividade mais eficiente, apoiar as crescentes demandas de nossos consumidores e permitir que nossa equipe se concentre na transformação à nossa frente", disse o Dr. Robert Engelhorn, Presidente e CEO da BMW Manufacturing.

Vai um cafezinho aí? 

A critério de curiosidade, o Olhar Digital publicou recentemente algumas características do robô:

  • A startup chama sua criação de o “primeiro robô humanoide autônomo comercialmente viável do mundo”. 
  • O robô tem quase 1,70 m, pesa 60 quilos, corpo todo metálico e um rosto sem detalhes – como se fosse a máscara de “Round 6”, da Netflix.
  • Entre as habilidades do robô está a preparação de um cafezinho, recentemente a empresa divulgou um vídeo do 01 preparando a bebida de forma autônoma em resposta a um comando verbal.

Gostou? Então compartilhe: