Cruise, GM e Honda planejam iniciar serviço de transporte sem motorista no Japão

A parceria representa um passo significativo na direção de um futuro de mobilidade autônoma, prometendo uma revolução no transporte de passageiros

Três gigantes da indústria automotiva, Cruise, General Motors Company (GM) e Honda Motor Co., Ltd., anunciaram uma parceria estratégica que visa lançar um serviço de transporte sem motorista no Japão. O acordo, formalizado por meio de um Memorando de Entendimento, tem como objetivo estabelecer uma joint venture que começará a operar um serviço de transporte autônomo já em 2026.

 O Cruise Origin está programado para ser exibido pela primeira vez no Japão ainda em outubro. Imagem: Divulgação/ Cruise

O serviço utilizará o Cruise Origin, um veículo autônomo especialmente projetado para o transporte de passageiros. Diferentemente dos veículos tradicionais, o Cruise Origin não possui assento de motorista nem volante, oferecendo um amplo espaço interno que acomoda até seis passageiros que podem viajar de frente uns para os outros. Os clientes solicitarão viagens por meio de um aplicativo móvel dedicado, completando todo o processo, desde a chamada até o pagamento, de maneira conveniente e intuitiva.

Um dos maiores desafios será lançar esse serviço no complexo ambiente de tráfego de Tóquio, previsto para o início de 2026. No entanto, a parceria entre a Cruise, GM e Honda demonstra um compromisso com a inovação e a busca por soluções que possam revolucionar a mobilidade no Japão e além.

Além de proporcionar uma experiência de mobilidade única, o projeto tem a ambição de abordar questões sociais críticas enfrentadas no Japão, como a escassez de motoristas de táxi e ônibus. A colaboração entre as empresas visa fornecer uma nova abordagem para atender às necessidades de mobilidade de uma ampla gama de clientes, incluindo profissionais, famílias e visitantes.


Continua depois da publicidade


Os planos incluem o lançamento do serviço de transporte sem motorista no centro de Tóquio em 2026, inicialmente com dezenas de veículos Cruise Origin, com a intenção de expandir para uma frota de 500 veículos posteriormente. A parceria também pretende expandir o serviço para áreas fora do centro de Tóquio.

A decisão de investir nesse empreendimento pioneiro no Japão reflete o compromisso das empresas em abraçar a revolução dos veículos autônomos e resolver questões de transporte no país. Os CEOs das empresas envolvidas enfatizam a importância dessa parceria e a capacidade dos veículos autônomos para melhorar a segurança e a acessibilidade no transporte.

Em um evento marcante, o Cruise Origin está programado para ser exibido pela primeira vez no Japão no estande da Honda durante a JAPAN MOBILITY SHOW 2023, que ocorrerá no Tokyo Big Site, de 28 de outubro a 5 de novembro de 2023.