Atlas Copco Investe R$ 300 milhões em nova sede sustentável em São Paulo

Grupo sueco consolida fábricas e escritórios em Itu para reduzir a pegada de carbono e fomentar inovação

O grupo sueco Atlas Copco, reconhecido por suas soluções e tecnologias em diversos segmentos industriais, está prestes a realizar um investimento de R$ 300 milhões em uma nova sede no interior de São Paulo, na cidade de Itu, situada a aproximadamente 100 quilômetros da capital. A iniciativa tem como principal objetivo consolidar em um único local suas fábricas, escritórios, centros de inovação e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Essa estratégia visa fornecer soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono de seus clientes.

O novo complexo industrial da Atlas Copco contará com uma área construída de 60 mil metros quadrados e será inaugurado com uma pegada de carbono zero, alinhando-se com os crescentes esforços globais de sustentabilidade. O projeto está sendo desenvolvido em colaboração com a InvestSP, uma agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE). A InvestSP oferece suporte no que diz respeito a questões tributárias, ambientais e de infraestrutura, além de auxiliar no processo de seleção do local para a construção da nova sede.

A localização da nova sede é estratégica, estando situada às margens da Rodovia Castelo Branco, próxima ao sistema Anhanguera-Bandeirantes e ao Rodoanel. Isso garante um acesso facilitado ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Viracopos, facilitando o transporte e a logística da empresa. Além disso, Itu encontra-se em uma posição estratégica entre as cidades de Sorocaba e Campinas, dois dos principais polos industriais e de pesquisa do Estado de São Paulo, com uma ampla oferta de mão de obra qualificada, bem como infraestrutura de apoio à inovação e universidades de destaque.