MIT cria método para produzir hidrogênio verde com uso de energia solar

A tecnologia será uma alternativa para ajudar a descarbonizar a indústria dos transportes

Produzir combustível de hidrogênio verde e livre de carbono é um dos principais objetivos dos engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Recentemente, os profissionais apresentaram um projeto conceitual de um sistema semelhante a um trem que pode produzir eficientemente “hidrogênio termoquímico solar”, movido exclusivamente pelo sol. A informação foi compartilhada pelo portal de notícias oficial da instituição, o MIT News.

O sistema usa o calor do sol para dividir diretamente a água e gerar hidrogênio – um combustível limpo que pode abastecer caminhões, navios e aviões de longa distância, sem emitir gases de efeito estufa no processo.

Segundo a publicação, atualmente o hidrogênio é largamente produzido por meio de processos que envolvem gás natural e outros combustíveis fósseis, tornando o combustível verde, de certa forma, uma fonte de “energia cinza” quando considerado o início da sua produção até à sua utilização final.

Livre de emissões

Por depender apenas da energia solar, o hidrogênio termoquímico solar, ou STCH (sigla em inglês), oferece uma alternativa totalmente livre de emissões para a produção de hidrogênio. Até agora, segundo a publicação, os projetos existentes de STCH têm eficiência limitada: apenas cerca de 7% da luz solar que entra é usada para produzir hidrogênio. 

Sistema usa o calor do sol para dividir diretamente a água e gerar hidrogênio. Imagem: MIT News/ Reprodução

Mas num grande passo rumo à produção de combustíveis solares, a equipe do MIT estima que o seu novo design poderá aproveitar até 40% do calor do sol para gerar muito mais hidrogênio. O aumento da eficiência poderá reduzir o custo global do sistema, tornando o STCH uma opção potencialmente escalável e acessível para ajudar a descarbonizar a indústria dos transportes.


Continua depois da publicidade


“Estamos pensando no hidrogênio como o combustível do futuro e há necessidade de gerá-lo de maneira barata e em grande escala”, afirma o principal autor do estudo, Ahmed Ghoniem, professor de Engenharia Mecânica no MIT. “Estamos tentando atingir a meta do Departamento de Energia, que é produzir hidrogênio verde até 2030, a US$ 1 por quilograma. Para melhorar a economia, temos de melhorar a eficiência e garantir que a maior parte da energia solar que recolhemos seja utilizada na produção de hidrogênio.”

No próximo ano, a equipe construirá um protótipo do sistema que pretende testar em instalações de energia solar concentrada em laboratórios do Departamento de Energia, que atualmente financia o projeto.

* Imagem de capa: Depositphotos