Boeing investe e amplia sua atuação no Brasil para impulsionar inovação aeroespacial

A gigante da aviação também lançou seu primeiro programa de estágio no Brasil, destinado a estudantes do último ano de engenharia

A Boeing, líder global na indústria aeroespacial, anunciou nesta terça-feira (10) a abertura do seu Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil, localizado em São José dos Campos (SP), cidade que abriga a empresa desde 2014. Esse centro, um dos 15 em todo o mundo, se destina a desenvolver tecnologia de ponta para impulsionar a inovação aeroespacial. No Brasil, cerca de 500 engenheiros trabalharão em diversas áreas, prestando suporte a uma ampla gama de aeronaves, tanto atuais quanto futuras. A Boeing também divulgou uma série de investimentos estratégicos no país, focados no desenvolvimento tecnológico aeroespacial. 

Embora a empresa não tenha divulgado o valor total dos investimentos, ela assinou um Memorando de Entendimento com o Governo do Estado de São Paulo. Os principais objetivos dessa parceria incluem o fortalecimento da capacitação em engenharia aeroespacial, a promoção da industrialização e inovação, bem como o aumento da diversidade no ecossistema aeroespacial.

“Nossos investimentos no Brasil são amplos e refletem o fato de que a Boeing considera o país um parceiro estratégico para solucionar alguns dos maiores desafios da indústria aeroespacial do mundo”, afirma Landon Loomis, Presidente para América Latina e Caribe e Vice-Presidente de Políticas Globais da Boeing. "Ao expandir nossa colaboração com o Brasil, o país também poderá desempenhar um papel ainda mais relevante no atendimento à demanda global por aviões nos próximos 20 anos, que estimamos ser de US$ 8 trilhões".

A Boeing também estendeu sua colaboração com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para desenvolver a terceira fase do banco de dados SAFMaps. Esse projeto visa avaliar a viabilidade dos insumos mais promissores para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) em áreas específicas do Brasil. Isso contribui para a busca de uma aviação mais sustentável, alinhando-se com regulamentações internacionais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


Continua depois da publicidade


A empresa ainda lançou o primeiro programa de estágio da Boeing no Brasil, destinado a estudantes do último ano de engenharia. Os estagiários terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos globais, em um ambiente multicultural, com orientação de profissionais experientes. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia global da Boeing de contribuir para a excelência em engenharia nos países onde atua.

*Imagem de capa: Depositphotos