EUA terá 1ª fábrica de produção em massa de táxis aéreos

A primeira fábrica de táxis aéreos vai ser construída em Ohio, pela pela Joby Aviation

A primeira fábrica de táxis aéreos vai ser construída em Ohio, nos Estados Unidos. O comunicado foi feito recentemente pela Joby Aviation e, segundo a companhia, o local é simbólico para os americanos já que foi lá que os irmãos Wright realizaram voos que contribuíram para a ascensão da aviação.

De acordo com a publicação, a unidade terá capacidade para fabricar até 500 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) por ano e gerará até 2 mil postos de trabalho. 

As aeronaves para táxi aéreo da Joby foram projetadas para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h, com alcance máximo de 160 quilômetros e um perfil de ruído silencioso. A empresa planeja operar esses eVTOLs como parte de redes de compartilhamento de viagens aéreas em cidades e comunidades ao redor do mundo, a partir de 2025, aproveitando as parcerias que desenvolveu com a Delta e a Uber.

Incentivos e benefícios

O estado de Ohio, a JobsOhio e subdivisões políticas locais ofereceram incentivos e benefícios de até US$ 325 milhões para apoiar o desenvolvimento das instalações da produção dos eVTOLs, enquanto Joby planeja investir até US$ 500 milhões à medida que amplia as operações no local.

Além disso, a empresa comunicou que foi convidada pelo Departamento de Energia dos EUA a apresentar uma Solicitação de Parte II para financiamento no âmbito do Programa de Garantia de Empréstimos do Título XVII, que fornece acesso a empréstimos a juros baixos para projetos de energia limpa e que apoiará a expansão da fábrica.

O local com mais de 500 mil metros quadrados tem capacidade para suportar um crescimento adicional significativo ao longo do tempo. O início da construção está previsto para 2024, e a operação, em 2025. A empresa também pretende utilizar prédios nos arredores da região para iniciar a operação no curto prazo.