Brasil pode ser um dos líderes da transição energética, diz presidente da CNI

Segundo o presidente, com uso de energias limpas, Brasil tem condições de ganhar competitividade frente a outros mercados

Investir em fontes renováveis, como o hidrogênio verde, e desenvolver combustíveis, medicamentos, produtos e materiais inovadores a partir dos recursos da biodiversidade pode impulsionar o Brasil a ganhar competitividade frente a outros mercados. “Nosso país tem capacidade e potencialidades para ser um dos líderes globais da transição energética e da descarbonização dos processos industriais”, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na abertura da 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado pela CNI e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o presidente da CNI, todas essas possibilidades demandam programas criativos, parcerias entre governo e setor privado, além de planejamento de longo prazo. “Indispensáveis para a descarbonização, as energias limpas e o uso sustentável dos recursos naturais poderão acelerar a adaptação da indústria e das demais atividades econômicas aos novos padrões comerciais e às metas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Também ajudarão a afastar ameaças protecionistas e a pavimentar novos caminhos para o desenvolvimento industrial”, complementou.

A partir do investimento em inovação, ainda segundo Andrade, o Brasil pode ter clareza sobre as novas possibilidades para o aumento da competitividade e para a criação de modelos de negócios, produtos e serviços de alto valor agregado.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), participou em vídeo do evento e lembrou das missões da nova política industrial, que incluem a transformação digital da indústria para ampliar a produtividade, além de bioeconomia, descarbonização e transição energética. “Inovar, incluir e descarbonizar são os pilares que inspiram a neoindustrialização brasileira”, afirmou.

O papel do Estado na neoindustrialização

Também presente no evento, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que a indústria tem um papel relevante no crescimento do país e lembrou que países industrializados alcançaram um patamar de crescimento mediante o papel do Estado. “Apesar do desinvestimento em educação, ciência, tecnologia e inovação que tivemos nos últimos anos, a indústria brasileira tem procurado responder a esse grande desafio da inovação. A nova política industrial deve estar apoiada na inovação e a retomada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial materializa o esforço do governo por uma política industrial de caráter inovador”.


Continua depois da publicidade


No âmbito da sustentabilidade, a ministra ressalta que a agenda do clima é transversal, urgente e prioridade do atual governo. “Com uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil tem todas as condições de liderar a transição energética e o investimento em conhecimento científico e a inovação são fundamentais para isso”.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, vive-se um momento singular, em que inovação e sustentabilidade se encontram para a construção de um mundo mais justo e sustentável, em que se vê o Brasil com otimismo. “O Brasil é um país resiliente, que mostra ao mundo o potencial criativo e condições para construir uma nova industrialização. Além de termos a Amazônia, temos um rico processo de criatividade como nenhum outro país. E a inovação aumenta a criatividade humana para construirmos um mundo melhor para todos. Mas devemos nos lembrar de que um mundo sustentável e de inovação precisa ser acompanhado por um processo de inclusão, construindo um mundo solidário para todos”, frisou.

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, celebrou os mecanismos já existentes no Brasil, que ajudam a criar um ambiente de inovação, mas destacou a necessidade de se criar metas consistentes para o tema no país. “Precisamos de medidas de longo prazo para girarmos a chave da economia e do processo produtivo brasileiro, com a valorização da inovação, da sustentabilidade e da equidade”, disse.

*Imagem de capa: Depositphotos