Unicamp bate recorde de R$ 249 milhões em pesquisa e desenvolvimento com empresas

A maioria dos projetos de pesquisa foram destinados ao setor de Energia, Petróleo e Gás

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou 73 convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em parceria com empresas durante o ano de 2022, que vão aportar à Universidade um  total de R$ 249.485.161,05 voltados para pesquisa. O valor representa 244% a mais do que em 2021, sendo a maioria dos projetos de pesquisa destinados ao setor de Energia, Petróleo e Gás. A segunda área com mais projetos em parcerias com empresas assinados pela Unicamp, em 2022, é a Tecnologia da Informação.

Esses são alguns dos resultados de atividades publicados pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp que fomenta o relacionamento entre a Universidade e as empresas, em seu Relatório Anual de 2022, disponível para download na versão e-book.

Segundo a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, o impulso no valor de convênios de P&D assinados se deve a diversos fatores associados, desde a expertise da Universidade até os incentivos fiscais e de investimento obrigatórios de empresas para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), como foi o caso do setor de Energia, Petróleo e Gás que atendeu às exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), a principal fonte de recursos para execução dessas parcerias em 2022.

“A Inova Unicamp facilita o relacionamento entre a Universidade e a sociedade, conectando o conhecimento e talentos de excelência da Unicamp às demandas de pesquisa e desenvolvimento de empresas, administração pública e indústrias para fomentar a inovação. Essas conquistas demonstram o resultado de um trabalho intenso de incentivo das parcerias que podem gerar soluções para sociedade com tecnologias da Unicamp. Como consequência, ainda coloca a Universidade no topo dos principais rankings, como os recentes destaques que recebemos no Ranking THE Impact 2023, divulgado pela Times Higher Education, em que a Unicamp está entre as melhores universidade brasileiras nos quesitos de inovação, relacionamento com a indústria e crescimento econômico”, explica Frattini.


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Além das parcerias entre a Unicamp e o setor empresarial, os indicadores da Inova destacam a multidisciplinaridade dos projetos de P&D, que envolvem mais de uma unidade, centro ou núcleo de pesquisa da Unicamp. 

As parcerias também se estendem a outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), como é o caso do Centro de Pesquisa em Engenharia em Redes e Serviços Inteligentes (SMARTNESS), convênio de parceria assinado em 2022. Trata-se de um polo de excelência, inédito na América Latina, para pesquisas que auxiliem na projeção e construção de infraestruturas de computação em nuvem e redes cognitivas orientadas por aprendizado de máquina e inteligência artificial, para o desenvolvimento da próxima geração de serviços de conectividade 5G e 6G.

O Centro teve origem de uma parceria entre a Unicamp, Ericsson e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com investimento de R$ 56 milhões, distribuídos ao longo de dez anos, e prevê a participação de diversos pesquisadores em 17 universidades parceiras.

“Poucos programas oferecem financiamentos sustentáveis de tão longo prazo, como o captado para o SMARTNESS. Essa é uma grande oportunidade para fixar profissionais e talentos no Brasil, diante de um mercado tão aquecido na área”, disse o professor Christian Rothenberg, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e pesquisador responsável pelo SMARTNESS.

Fomento à proteção da propriedade intelectual

Entre os resultados apresentados no Relatório Anual de 2022 da Inova Unicamp, destacaram-se as ações de incentivo à comunicação de invenção entre alunos, pesquisadores e docentes da Unicamp.

“Com a retomada efetiva das atividades laboratoriais presenciais da Universidade, a Agência voltou a intensificar os esforços na sensibilização sobre a importância da proteção da propriedade intelectual na Unicamp. A primeira ação tomada foi a assinatura do convênio de cooperação com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com foco no uso qualificado de propriedade intelectual”, explicou o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp. 

A parceria entre a Unicamp e o INPI tem duração de cinco anos e o objetivo de estimular atividades que fortaleçam o ecossistema de inovação e a economia local. A partir de uma maior difusão da cultura da propriedade intelectual na Universidade, o intuito é ampliar a geração de novos negócios, especialmente no contexto do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e de licenciamento dos ativos de propriedade intelectual protegidos na Universidade, o que inclui patentes, softwares, know-how e cultivares. Em 2022, foram realizados eventos sobre o tema e uma pesquisa dentro da comunidade Unicamp (com 226 respostas voluntárias) em que 74% das pessoas demonstraram interesse em propriedade intelectual e uso dos serviços da Inova Unicamp.

No segundo semestre de 2022, também foi iniciada a primeira edição da campanha “Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação”, a fim de disseminar a importância da comunicação de invenções, desenvolvidas na Unicamp, para a Inova. A campanha ocupou as redes sociais e os arcos parabólicos nas principais entradas do campus de Campinas, além de 13 banners espalhados em diferentes pontos do campus. Segundo a diretoria-executiva da Inova, como consequência da retomada das atividades presenciais de pesquisa, com a dedicação dos pesquisadores e parceiros, e das iniciativas da Inova, foram recebidas  55 comunicações de invenção no segundo semestre de 2022, um aumento de 145% em relação ao primeiro semestre. 

Hoje, a Inova Unicamp gerencia um Portfólio de Tecnologias da Unicamp com 1.298 patentes, sendo que, em 2022, foram depositadas 32 patentes e 100 patentes foram concedidas pelo INPI. Neste ano, a campanha de fomento à proteção da propriedade intelectual na Unicamp já está ativa novamente, agora com banners espalhados pelo campus, apresentando tecnologias que se tornaram soluções para sociedade.