SESI disponibiliza R$ 10 milhões às indústrias para adequar máquinas de corte

Empresas industriais de micro e pequeno porte de qualquer segmento têm até 29 de setembro para apresentar seus projetos no site da Plataforma Inovação para a Indústria

O Serviço Social da Indústria (SESI) abriu as incrições para que as indústrias que ainda não conseguiram adequar as máquinas de corte por serra fita ou serra circular, conforme os padrões exigidos pela Norma Regulamentadora n.12 (NR-12), possam receber recursos para atualizarem os equipamentos e, assim, reduzirem os riscos de acidentes. Ao todo, serão disponibilizados pelo SESI até R$ 10 milhões.

Segundo o edital, as empresas industriais de micro e pequeno porte de qualquer segmento têm até 29 de setembro para apresentar seus projetos no site da Plataforma Inovação para a Indústria. 

Os recursos serão destinados à fase de desenvolvimento dos projetos, cobrindo principalmente as horas técnicas de inovação e a aquisição de matéria-prima. Em relação às contrapartidas, o valor investido pelo departamento nacional do Sesi será 100% financeiro, enquanto o departamento regional do Sesi deverá aportar 10% do valor do projeto. Já a empresa deverá contribuir com 5% do valor da proposta.

“Ao investir na proteção adequada das serras fitas e circulares, juntamente com a implementação de um programa de gerenciamento de riscos ocupacionais com foco em melhoria contínua, todos saem ganhando: os trabalhadores, as empresas e a sociedade em geral”, aponta Katyana Aragão Menescal, gerente-executiva de saúde e segurança do SESI.

O que é a NR-12?

A NR-12 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho e medidas de proteção na operação de máquinas e equipamentos, tanto novos como usados.