Como o employer branding influencia na atração e retenção de talentos

Criar experiências positivas desde o recrutamento até a oferta de benefícios e desenvolvimento de carreira são peças-chave

Cuidar da marca empregadora é essencial para qualquer empresa, especialmente no momento de contratar novos colaboradores ou engajar os atuais. O chamado employer branding é um processo de construção e promoção da imagem do negócio com foco em atrair, motivar e reter talentos. 

De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, a área de recrutamento também precisa cuidar da imagem que a empresa possui. “Você não atrai o que quer, e sim o que é! Por isso, para ter valor no processo de recrutamento, é preciso demonstrar valor”, destaca. 

E a frase de Carla significa reforçar a proposta da marca, ou seja, a cultura organizacional, os benefícios e oportunidades que farão com que a empresa seja reconhecida e desejável. “Sempre explico sobre a importância do employer branding  em minhas mentorias, como um movimento essencial que atrai e mantém os melhores profissionais. Isso ocorre quando os gestores têm a cultura de destacar as características positivas de um local de trabalho e o tornam um objeto de desejo”, destaca.  

Segundo a empresária, existem cinco pontos importantes que precisam ser observados com atenção pela empresa. São eles:

  • Comunicação clara e coerente: É preciso cuidado com a comunicação transmitida. Nos mais diversos canais da empresa, desde o site até o conteúdo em blogs e redes sociais, a informação deve ser transparente e coerente com os valores do negócio.
  • Criação de boas experiências para os colaboradores: Quem já trabalha na empresa é o melhor vetor de experiências para quem ainda não está nela. Por isso, criar experiências positivas desde o recrutamento até o oferecimento de benefícios e desenvolvimento de carreira é peça-chave. 
  • Plano de engajamento: Engajar é fundamental para reter. A empresa que quer manter talentos precisa incentivar a participação e motivar o envolvimento dos colaboradores em atividades diversas. 
  • Gerenciamento de reputação: Segundo Carla, cuidar da marca empregadora também é gerenciar a reputação da empresa. Ou seja, monitorar o que é dito em redes sociais e sites de avaliação de empresas, responder e se preocupar em melhorar verdadeiramente.
  • Promoção de cases de sucesso: Uma empresa que quer investir em employer branding deve estar sempre atenta para colher e promover histórias de sucesso entre os colaboradores. “Vale destacar exemplos positivos, como aqueles que já estão há um bom tempo na organização ou que ganharam alguma premiação por terem conseguido destaques positivos na carreira”, finaliza Carla. 

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*Imagem de capa: Depositphotos