Vida Veg investe R$ 10 milhões e quintuplica capacidade de produção em MG

Indústria brasileira de produtos 100% com base vegetal investiu em novas tecnologias para aumentar capacidade produtiva

A Vida Veg, indústria brasileira de produtos 100% com base vegetal, anunciou ter feito investimento de R$ 10 milhões para expandir sua fábrica, situada em Lavras (Minas Gerais). O investimento é mais um importante passo para ampliar sua liderança na categoria no país.

Com recursos próprios, a empresa implementa a expansão de sua unidade industrial, com obras executadas no período de 2022 a 2023. Com a expansão, o tamanho da fábrica será triplicado e sua capacidade produtiva será até cinco vezes maior, alcançando 1 mil toneladas de alimentos por mês. A expectativa é de que a fábrica esteja operando a plena capacidade até julho deste ano.

O projeto leva em conta obras estruturais e investimento em tecnologia, sempre prezando pela sustentabilidade. “Um dos nossos focos foi reduzir os impactos ambientais, investindo em equipamentos que consomem menos água e energia. Na câmara fria, por exemplo, adotamos uma tecnologia de isolamento que diminui a perda de energia. Também investimos em telhas translúcidas na fábrica, de forma que hoje não é necessário acender luz em nenhum local durante o dia. Fazemos ainda a captação da água da chuva, que é usada para limpar o pátio, por exemplo, evitando o gasto de água tirada da natureza”, diz Arlindo Curzi, CEO da Vida Veg.

Fábrica Sustentável

Em relação aos novos equipamentos, três deles são os principais para a melhoria da segurança e qualidade dos produtos. Um deles é o chiller, uma espécie de trocador de calor que refrigera os produtos e aumenta a segurança e qualidade; outro, o pasteurizador a placas para leite, para remover contaminações relacionadas a presença de bactérias por meio da troca de temperatura; e, por fim, a autoclave, um equipamento utilizado para a esterilização dos utensílios não descartáveis, melhorando segurança e aumentando a capacidade de produção.

Crescimento

A Vida Veg cresce em um mercado em plena ascensão. De acordo com o relatório da Bloomberg Intelligence (BI), a projeção do mercado de alimentos plant-based pode representar até 7,7% do mercado global de proteínas até 2030, com um valor de mais de U$ 162 bilhões. No Brasil, o setor ainda tem pouca representatividade, mas cresce de forma acelerada à medida em que o portfólio de produtos também aumenta. Atualmente, a Vida Veg tem cerca de 40 produtos em seu portfólio, incluindo iogurtes, leites, queijos, manteiga e requeijão 100% vegetais.