Noxis Energy anuncia investimento de R$ 5,3 bilhões para construir refinaria em Ilhéus

Com a refinaria, derivados serão levados por ferrovia para o interior do país, a companhia também pretende exportar petróleo

A carioca Noxis Energy, desenvolvedora de projetos de refino, anunciou, no final de abril, que assinou um protocolo de intenções com o Governo da Bahia para construção de uma refinaria em Ilhéus, no Sul do estado. A nova planta contará com um investimento de R$ 5,3 bilhões e se destinará à produção de gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina A, diesel automotivo e marítimo e óleo combustível marítimo (bunker).

Nos próximos 20 meses, a empresa vai trabalhar na estruturação do projeto – em detalhes como a definição do mix de produtos e da origem do petróleo, além de estudos ambientais. Além disso, a expectativa é que as obras iniciem em 2024, com previsão de geração de 3,5 mil empregos durante a construção da refinaria e mais 600 empregos diretos e indiretos na fase de operação. A refinaria terá capacidade para produzir mais de 5 milhões de toneladas de combustíveis por ano.

Além de produzir óleo combustível marítimo (bunker), para exportação; diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP), a empresa está atenta à demanda do interior do país, sobretudo da região Centro-Oeste — que, no futuro, será conectada à Fiol.

Em matéria publicada por André Ramalho, da agência epbr, Gabriel Debellian, presidente da Noxis Energy, disse que o plano é instalar uma refinaria de ao menos 100 mil barris/dia na retroárea do Porto Sul – que será conectado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) pela Bahia Mineração (Bamin), responsável pelo projeto de extração de minério de ferro Pedra de Ferro, em Caetité.

Importar petróleo

Importar petróleo também está nos planos da companhia, afinal, segundo a publicação, a Noxis vê com bons olhos a discussão, no governo, sobre o plano de destinar o óleo da União para o abastecimento do mercado doméstico de derivados e, assim, fomentar a expansão do refino nacional. A companhia chegou a formalizar a intenção de comprar petróleo da Pre-Sal Petróleo S.A. (PPSA).


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos