Notícias
A carioca Noxis Energy, desenvolvedora de projetos de refino, anunciou, no final de abril, que assinou um protocolo de intenções com o Governo da Bahia para construção de uma refinaria em Ilhéus, no Sul do estado. A nova planta contará com um investimento de R$ 5,3 bilhões e se destinará à produção de gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina A, diesel automotivo e marítimo e óleo combustível marítimo (bunker).
Nos próximos 20 meses, a empresa vai trabalhar na estruturação do projeto – em detalhes como a definição do mix de produtos e da origem do petróleo, além de estudos ambientais. Além disso, a expectativa é que as obras iniciem em 2024, com previsão de geração de 3,5 mil empregos durante a construção da refinaria e mais 600 empregos diretos e indiretos na fase de operação. A refinaria terá capacidade para produzir mais de 5 milhões de toneladas de combustíveis por ano.
Além de produzir óleo combustível marítimo (bunker), para exportação; diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP), a empresa está atenta à demanda do interior do país, sobretudo da região Centro-Oeste — que, no futuro, será conectada à Fiol.
Em matéria publicada por André Ramalho, da agência epbr, Gabriel Debellian, presidente da Noxis Energy, disse que o plano é instalar uma refinaria de ao menos 100 mil barris/dia na retroárea do Porto Sul – que será conectado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) pela Bahia Mineração (Bamin), responsável pelo projeto de extração de minério de ferro Pedra de Ferro, em Caetité.
Importar petróleo também está nos planos da companhia, afinal, segundo a publicação, a Noxis vê com bons olhos a discussão, no governo, sobre o plano de destinar o óleo da União para o abastecimento do mercado doméstico de derivados e, assim, fomentar a expansão do refino nacional. A companhia chegou a formalizar a intenção de comprar petróleo da Pre-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
Continua depois da publicidade |
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa