Feira internacional de máquinas-ferramenta e automação industrial começa nesta terça-feira (9)

Teoria e prática serão o diferencial desta edição da Expomafe, que começa semana que vem, de 9 a 13, no São Paulo Expo, na capital paulista

Com a expectativa de atrair mais de 55 mil profissionais do setor, a Expomafe 2023 será o grande ponto de encontro de toda a cadeia da produção industrial, fomentando negócios, networking e conhecimento. O evento conta com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais, em mais de 64 mil m² de área de exposição. A Expomafe 2023 reúne teoria e prática e apresenta a evolução do setor com protótipos de motores, cases de sucesso e projetos inovadores.

Uma intensa programação de atrações de conteúdo foi elaborada com o objetivo de aproximar a teoria da prática, e será um dos pontos altos do evento. Cada atração programada teve a gestão de um mentor especialista no desenvolvimento do conteúdo e que estará à frente da apresentação que vai evidenciar o que há de mais moderno no ecossistema industrial.

Confira os destaques dessa edição:

Ilha da Soldagem & Corte

A Ilha da Soldagem & Corte é uma das atrações do evento, e o consultor de vendas da Informa Markets, Fábio Silva, reitera sua importância: “Na Ilha será possível saber mais sobre a evolução do setor metalmecânico. O projeto é um desejo antigo dos gestores da Expomafe, juntamente com o GT (Grupo de Trabalho) de solda da ABIMAQ - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, e a expectativa é ampliar o conhecimento deste ecossistema, trazendo experiências e novidades para o setor de soldagem e corte”. 

O principal objetivo da Ilha da Soldagem & Corte, ainda segundo o consultor de vendas, é mostrar ao público da feira as novas tecnologias atreladas à muita interação. Participarão da atração as empresas expositoras que prestam serviços para a cadeia produtiva do setor. “A Ilha terá um espaço dedicado para demonstrações dos processos de soldagem e corte. Tudo isso acontece em um ambiente controlado e o público presente poderá interagir dentro da arena de soldagem e corte. As experiências serão transmitidas ao vivo em nossa tela, no espaço de relacionamento”, completou Fábio Silva.

Demonstrador da Indústria 4.0

Outra atração presente na Expomafe 2023 é o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, organizado pela ABIMAQ. Nesta atração, o objetivo é apresentar de forma prática as possibilidades e aplicações tecnológicas que já podem ser absorvidas na indústria brasileira, aumentando a competitividade e produtividade por meio das Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, disponíveis no Brasil por indústrias nacionais e multinacionais. 


Continua depois da publicidade


“O projeto teve várias fases nessa disseminação. Em seus primeiros anos, o principal objetivo foi apresentar para o Brasil ‘o que é indústria 4.0’. Isso impulsionou todo um movimento nas agências de governo, como MCTI, ME, ABDI, FINEP, BNDES, EMBRAPII, além de outras instituições, como o SENAI, CNI, ABINEE, VDI, surgindo ainda novos movimentos como a REDE RS de Indústria 4.0 no RS, a ABII e por aí vai”, comentou o analista em tecnologia da ABIMAQ, Denis Borges Maurício.

E acrescentou: “em um momento seguinte, nós, organizadores, observamos uma necessidade de, além de mostrar o que é Indústria 4.0 e quem está desenvolvendo soluções nessas áreas, explicar também ‘como começar a realização de projetos nas empresas’. Isso fez com que mudássemos a forma de apresentar as soluções tecnológicas, dando destaque às chamadas ‘soluções tecnológicas ocultas’, como a IA (Inteligência Artificial), nuvem, Big Data, Cibersegurança, entre outros". 

De acordo com Maurício, o projeto agora caminha para a inovação aberta, dentro de uma "curadoria" especializada no assunto, que deu origem às Rodadas Tecnológicas. Toda a gestão técnica e operacional das Rodadas será conduzida pelo time da ABIMAQ, tendo como liderança a sua frente tecnológica, o IPDMAQ, estimulando a parceria entre empresas, universidades, centros de pesquisa e agências de fomento.

Rodadas Tecnológicas 

As Rodadas Tecnológicas, que serão realizadas no Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0 durante a 3a edição da Expomafe, têm como principal objetivo conectar as demandas industriais dos visitantes da feira, relacionada à transformação digital, com as soluções que podem ser ofertadas pelos participantes do projeto. Nessas rodadas, será possível compreender os desafios da indústria, demonstrando cases das empresas envolvidas no projeto, com soluções para esses desafios. A associação estimulou um desafio em que as empresas visitantes da feira e afiliadas à ABIMAQ foram consultadas sobre oportunidades tecnológicas, posteriormente apresentadas aos participantes do projeto.

Parque de Ideias

O Parque de Ideias será outro espaço na Expomafe 2023 100% focado em conteúdos exclusivos, com uma grade de palestras formada a partir de pesquisa de mercado com especialistas e apresentações de projetos inovadores. Entre os temas que serão abordados, as mulheres estarão em foco. A participação das mulheres na indústria brasileira tem aumentado nos últimos anos, mas ainda é relativamente baixa, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021. A pesquisa mostra que as mulheres representam cerca de 22,7% dos trabalhadores na indústria, até o referido ano.

Além disso, as mulheres ainda enfrentam desafios e desigualdades de gênero no ambiente de trabalho, como salários menores em comparação aos homens que exercem a mesma função, dificuldades em ocupar cargos de liderança e falta de oportunidades de capacitação e qualificação. Pensando neste contexto, o Parque de Ideias trará ao São Paulo Expo algumas iniciativas que têm sido implementadas para mudar essa realidade. É importante destacar que a participação das mulheres na indústria é um tema relevante e em constante evolução, e o acompanhamento de dados e estatísticas é útil para monitorar o progresso e identificar desafios a serem superados.

Estande Temático EXPOMAFE

Outra atração que fará parte do evento será o Estande Temático, trazendo a evolução de motores, veículos e máquinas-ferramenta. Na área da produção, serão expostas as primeiras máquinas de tornear e fresar até os modernos tornos CNC e centros de usinagem, dotados de todos os recursos da tecnologia digital e aplicados nos trabalhos da Manufatura Avançada, pelos conceitos da Indústria 4.0.

No campo da mobilidade, a vasta evolução poderá ser observada pela exposição de um Ford Phaeton de 1929, e de um Ford Mustang Mach-E, de última geração, dotado de motor elétrico e sistemas digitais de controle. Os detalhes dessas novas tecnologias serão demonstrados através de peças usinadas, motores de automóveis, elétrico e de combustão, e de modernos controles digitais aplicados nas máquinas CNC expostas. 

Somado a tudo isso, o Estande Temático apresentará a importância da sustentabilidade, que garante a continuidade desta evolução tecnológica e a preservação do meio ambiente. “O Estande Temático nasceu da ideia de se esclarecer ao público em geral, especialistas e não especialistas da área, que sem máquinas-ferramentas não existiria o mundo de hoje com tudo que nos cerca. Tudo, realmente, em alguma fase de sua produção, depende de uma ou mais máquinas-ferramentas”, comenta o engenheiro mecânico e conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia e da ABIMAQ, Alfredo Ferrari. 

EMO World Tour 2023

No dia 09 de maio, às 10h, na Sala 204A, a EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, será palco de uma coletiva de imprensa da EMO World Tour 2023, a turnê mundial da feira líder mundial em tecnologias de produção, EMO Hannover.

A coletiva contará com a presença de Martin Göbel, Head de Feiras e Eventos da VDW (Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta) e de Michael Rose, Diretor de Protocolo e de Novas Feiras da Deutsche Messe AG, em nome da EMO Hannover. Serão discutidas as perspectivas sobre a transformação do setor, o desenvolvimento de políticas públicas para a produção industrial competitiva e inovadora, além de técnicas eficientes e métodos de produção sustentáveis.

A EMO Hannover é a feira líder mundial de tecnologias de produção, que acontece em Hannover, entre os dias 18 a 23 de setembro de 2023. Mais informações sobre todas as atrações da 3a edição da EXPOMAFE, basta acessar o site. 

Serviço

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.
Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h).
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.
Credenciamento de Visitantes, gratuito, no link.
Credenciamento de Imprensa aberto no link.

Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM