O futuro da análise de crédito: empresas poderão analisar clientes com o auxílio de IA

IA Robôes

Olá. Seja bem-vindo ao futuro. Aqui, a análise de crédito é feita por meio de Inteligência artificial e os dados coletados são tantos que a chance de falha é pequena. 

Essa poderia ser uma mensagem que realmente vem do futuro, mas na verdade as soluções de análise de crédito que usam essa ferramenta são uma realidade ao alcance das empresas brasileiras. 

Como costumava ser feita a análise de crédito?

Antigamente (e em algumas empresas atuais) para avaliar um cliente uma empresa precisava consultar de forma semi-automatizada uma série de aspectos da vida dele:

  • restrições no nome;
  • perfil de crédito;
  • documentos pessoais (e do parceiro);
  • comportamento financeiro;
  • análise patrimonial;
  • histórico de pagamentos.

Isso era feito de forma quase que manual, com o levantamento em vários portais de informação, sistemas governamentais e em bancos. Isso sem contar a  papelada que um cliente precisava levantar para dar entrada nessa análise - sem a garantia de que seria aprovado.

Como consequência, o processo era demorado e costumava não ser tão imune a erros assim. 

E empresas não gostam de riscos que não podem prever. Por isso, essa análise precisou ficar mais precisa e esse processo continua a ser aprimorado. É aí que entra a Inteligência Artificial

Como é feita a Análise de crédito com o auxílio de IA?

Agora é a hora de falar do futuro — ou melhor, do presente — da análise de crédito. Como toda ferramenta tecnológica, a Inteligência artificial também surge para ajudar a humanidade a facilitar processos.


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Existem sistemas e ferramentas que facilitam a análise de crédito, reunindo dados e informações presentes do Big Data (um conglomerado de informações adquiridas por diversas fontes diferentes). A seguir, você vai saber um pouco mais sobre a IA.

Entenda um pouco melhor sobre IA

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que é capaz de reconhecer padrões, processar dados e realizar atividades humanas sozinha. Tudo isso é feito por meio de por meio de sistemas de programação e modelos matemáticos. 

Nela, existem termos importantes que precisam ser conhecidos:

Big Data

Já ouviu falar de banco de dados? O Big Data é como os antigos armários de arquivos de empresas, com o histórico de todos os clientes, mas com um volume impressionantemente maior.

Por meio da automatização e de softwares, esses dados são absorvidos e processados, permitindo a avaliação do histórico financeiro e de outros fatores relevantes para a análise de crédito dos clientes.

Isso ajuda na velocidade da tomada de decisão, já que em vez de uma pessoa fazer isso dado a dado, um sistema inteligente trará a resposta rapidamente para a empresa. 

Deep Learning

Essa tecnologia é um aprofundamento do Machine Learning (aprendizado de máquina). Ela utiliza sistemas chamados de redes neurais. Como o nome sugere, esse sistema é inspirado no próprio cérebro humano e é capaz de aprendizados extremamente profundos.

Assim como os neurônios, as redes neurais usam nós interconectados em uma estrutura de camadas para processar os dados. 

Elas se adaptam rapidamente, aprendem com erros e tem a capacidade de absorver informações e devolver soluções de forma rápida. Parece complexo, mas na verdade você nem consegue ver essa rede trabalhar. 

Ela resume documentos rapidamente e consegue, inclusive, reconhecer rostos. Sabe o desbloqueio do seu celular por reconhecimento facial? É feito por meio de redes neurais. 

E como elas podem ajudar na análise de crédito dos seus clientes? Pelo fato de ser um processo que trabalha com padrões humanos e com a complexidade de dados, essa ferramenta é altamente utilizada no aprimoramento dessas análises.

Elas pegam as informações no Big Data — inclusive podem trabalhar com informações de redes sociais — e começam a verificar padrões de comportamento financeiro nessas pessoas. Ao traçar perfis e padrões semelhantes, elas conseguem prever como o cliente pode agir.

No caso, elas podem prever riscos e usam os bots e algoritmos para isso. E é um aprendizado constante. Como esses sistemas estão sempre recebendo informações, eles continuam aprendendo com elas. 

Mas será que a IA pode ajudar na análise de crédito?

A resposta para isso é sim. A Inteligência Artificial leva a análise de crédito a outro patamar. E são muitas as vantagens de usar essas ferramentas a seu favor:

  1. processamento de grandes volumes de dados;
  2. identificação de padrões complexos;
  3. análise de dados não-estruturados;
  4. previsão do futuro;
  5. constante atualização;
  6. reduzir subjetividades;
  7. detectar fraudes;
  8. otimização da operação.

Por isso, corra para o futuro e comece a implementar sistemas de inteligência artificial para análise de crédito de seus clientes. Não há tempo a perder.


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