Diversificadas soluções para a indústria de fundição estarão disponíveis na Metalurgia 2023

Confira o que empresas expositoras como Ratts, Tecnobriq, Tecnotêmpera, WB e Ztech levarão para Joinville neste ano.

De 19 a 22 de setembro, Joinville sedia a Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. A cidade é detentora de um dos polos industriais e tecnológicos mais relevantes do sul do Brasil e sede de indústrias de diversificados segmentos. A feira recebe soluções e inovações de grandes players do mercado para atender as demandas do mercado de fundição.

Confira o que alguns dos expositores levarão para a feira Metalurgia neste ano:

A Ratts expõe na feira as soluções em filtros industriais, pensadas em processos que geram pó e fumaça. A linha de produtos abrange filtros industriais, aplicações em cabines de pintura a pó e líquida, sistemas de despoeiramento, exaustão, jateamento, moegas, fumos de soldas e demais aplicações. As soluções atendem a todos os tipos de indústrias que tem a geração de pó e fumaças. Os meios filtrantes da Ratts são considerados "nobres" por atenderem aplicações especiais e ter maior vida útil. A empresa tem capacidade de elaborar filtros, produzindo-os sob demanda de escala, necessidades especiais da indústria e suas aplicações. Por entender a importância do fluxo produtivo na indústria, a empresa dedica especial atenção aos prazos que são rigorosamente cumpridos.

A Tecnobriq, fabricante de briquetadeiras e trituradores, destaca na Metalurgia a prensa briquetadeira compacta, detalhando o desenvolvimento de projetos, fabricação e assistência técnica de equipamentos que geram briquetes. O equipamento permite a reciclagem de cavacos na forma de briquetes que tem uma série de vantagens e benefícios ao meio ambiente. A produção de briquetes a base de cavacos recupera até 99% do óleo de corte, reduz o consumo de energia elétrica e tempo de fusão entre 5 a 10%, reduz a geração de gases e na formação de escória durante a fusão, reduz a aquisição de matéria-prima ou sucata. A recuperação do material aumenta o valor de venda dos cavacos (só usinagens), reduz o volume ocupado pelos cavacos x briquetes em até 6X, facilita a movimentação dos cavacos briquetados, reduz a área de estocagem dos cavacos x briquetes, previne problemas com fiscalizações ambientais, aumenta a vida útil dos Filtros de Mangas e do Refratário dos Fornos, e elimina totalmente o uso de Centrífugas.


Continua depois da publicidade


A Tecnotêmpera, líder no ramo de tratamento térmico, implanta nova linha de fornos para tratar ferramentas, moldes EXTRA grandes, e peças funcionais. O forno a vácuo nesta linha é o maior forno deste tipo na América do Sul: dimensões nominais L x A x C – 1000 x 1000 x 1500 mm. Com esse forno é possível acomodar peças de até 2100 mm de comprimento ou 1300 mm de diâmetro, com peso de até 4.000 kg. Além dos tratamentos de têmpera a vácuo comuns nestes fornos, a linha está equipada para realizar o processo de “Cementação a baixa pressão” podendo atingir até 5.0mm de camada efetiva. A linha foi comprada da Fulcrum, empresa que se destacou como uma das líderes em tecnologia do mercado de equipamentos de tratamento térmico na Ásia.

A WB leva para a Metalurgia as soluções da representada Carbonífera Belluno com destaque para produtos com alto teor de carbono, que aumentam o rendimento do forno e a eficiência do processo. As soluções são aplicadas em processos produtivos de fundições. Entre os destaques está o coque fundição, utilizado em fornos cubilô e o cardiff aplicado em sistemas de moldagem de areia verde com objetivo de melhorar o acabamento das peças. Os insumos para fundições da WB são beneficiados pela Carbonífera Belluno localizada na cidade de Siderópolis SC. Os carvões atendem mercados como o termelétrico, alimentício, cerâmico, fertilizantes, siderúrgico, cimento e petroquímico.

Os produtos com tecnologia diferenciada e própria da Ztech, com destaque para refratários de alta performance, podem ser conhecidos no estande da empresa na Metalurgia. A Ztech conta com ampla linha de refratários como tijolos, concretos, argamassas, massa secas aluminosas ou silicosas, massas de reparo, peças especiais e produtos isolantes. Entre as soluções mais recentes desenvolvidas pela Ztech está a nova linha de produtos voltada para a economia de energia, entre outros produtos que geram melhor custo benefício além da qualidade e durabilidade. Entre os produtos monolíticos destacam-se os concretos sílico-aluminosos (densos e isolantes), aluminosos, espinelizados, mulitizados, mulita-zircônia, alumina-carbeto-carbono e antiácidos. Esta linha de produtos oferece como opções de ligantes: cimentos aluminosos (convencional, baixo e ultra-baixo teor), alumina hidratável, colóides (alumina, sílica, mulita e ítria) e resinas. Completam a linha de materiais monolíticos fabricados pela Ztech, as argamassas refratárias, as massas plásticas de reparo (silicosa, sílico-aluminosa e aluminosa), massas de socagem secas para fornos a indução e úmidas para fornos cubilô, além de formulações desenvolvidas sob medida para cada cliente.