Nestlé Purina e Fiesc preveem a formação de cerca de 150 pessoas em cursos de operação e manutenção

A empresa e a federação anunciaram parceria para capacitação de mão de obra local, no oeste catarinense, para a nova fábrica em Vargeão.

Nestlé Purina e Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) anunciaram, na última quinta-feira (30), cooperação para a capacitação de aproximadamente 150 pessoas em operação industrial no município de Vargeão (SC), onde será inaugurada a nova unidade industrial da Purina. O objetivo é qualificar moradores da região oeste catarinense para o início das operações da unidade em 2024. As capacitações seguem conceitos básicos industriais, envolvendo mecânica, pneumática, automação, produção e operação de máquinas.

Ao longo deste ano, seis turmas serão formadas em parceria com o Senai, cada uma com 25 vagas. Segundo comunicado divulgado à imprensa, as primeiras turmas começaram as classes em janeiro – uma delas formada por moradores da região já contratados em processos seletivos de Nestlé Purina. A segunda será aberta à comunidade. A próxima fase de inscrição acontecerá em julho e o link para os interessados estará disponível no site do Senai. Conforme a demanda, podem ser criadas outras ondas de treinamento, disse a empresa.

Uma turma piloto começou em Vargeão, com apoio do Senai e uma grade customizada para a Purina, focada nas especificidades da unidade que está sendo construída – outras turmas estão em negociação nos municípios de Xanxerê, Faxinal dos Guedes e Xaxim. A expectativa é que a nova indústria opere com aproximadamente 200 profissionais diretos. 

“A qualificação de profissionais para a indústria é uma das principais missões da Fiesc. Os cursos são customizados pelo Senai para formar talentos mais alinhados às demandas da indústria, principalmente no quesito tecnológico, pois o conceito 4.0 que se aplica às fábricas também está presente nas formações oferecidas por nossas entidades”, diz o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. 

Jornada de aprendizagem

A jornada que começa com os cursos profissionalizantes do Senai, com duração de dois meses, tem o objetivo de nivelar os conceitos técnicos básicos da indústria. Ao final desse ciclo, os participantes passam por uma imersão de um mês sobre a cultura Nestlé, conhecendo os valores da companhia e temas como segurança, qualidade, boas práticas de fabricação e competências comportamentais. Na sequência, há o treinamento presencial nas fábricas de Nestlé Purina, na etapa de qualificação na linha de produção. 


Continua depois da publicidade


A nova planta industrial de Purina em Vargeão terá em sua primeira fase a linha de wet, com produtos úmidos, com tecnologia única e patenteada por Purina, já existente no Brasil na unidade de Ribeirão Preto (SP), que atualmente detém a produção da marca no país. Aproximadamente 50% dos participantes passarão por um treinamento de um a cinco meses na unidade industrial localizada no interior paulista. Outros 20% dos futuros colaboradores serão treinados em plantas industriais no exterior, como Argentina e Hungria. O período de treinamento varia de um a 10 meses.

Em dezembro de 2021, Nestlé Purina anunciou a construção do novo parque industrial na região Sul do País, em Vargeão. A projeção de investimentos para o complexo chega a R$ 2,5 bilhões. O projeto industrial sob conceito da indústria 4.0 terá tecnologia exclusiva para produção de pet food e processos voltados à redução de impactos ambientais. As obras iniciaram no primeiro trimestre de 2022 e seguem esse ano com a construção, instalação dos equipamentos e início dos testes de fabricação. Até o fim de 2023, a previsão é ter mais de mil pessoas trabalhando na construção e na instalação, em uma área construída que chega a 40 mil m2. A inauguração ocorrerá em março de 2024.