BMW anuncia início de testes de carros movidos a hidrogênio

Para a companhia o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio é uma opção adicional para a mobilidade livre de emissões no futuro.

 Após quatro anos de trabalho de desenvolvimento, o projeto da BMW, BMW iX5 Hydrogen, está entrando em sua fase de testes. De acordo com comunicado da companhia, nessa nova fase uma frota com cerca de 100 veículos BMW ix5 Hydrogen será empregada internacionalmente para fins de demonstração e teste para vários grupos-alvo, permitindo que pessoas não envolvidas no processo de desenvolvimento informem a impressão direta do veículo movido a hidrogênio.

“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenar e transportar energias renováveis”, disse Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG. “Devemos usar esse potencial para também acelerar a transformação do setor de mobilidade. O hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra em termos climáticos em todo o mundo”.

Mobilidade livre de emissões no futuro

A montadora explica que o sistema de célula de combustível de hidrogênio é mais uma prova da experiência de desenvolvimento líder do BMW Group no campo de tecnologias de acionamento elétrico. E para a companhia o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio é uma opção adicional para a mobilidade livre de emissões no futuro.

O hidrogênio necessário para abastecer a célula de combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Juntos, eles contêm quase seis quilos de hidrogênio, o suficiente para dar ao BMW iX5 Hydrogen um alcance de 504 km (313 milhas) no ciclo WLTP.

Além disso, encher os tanques de hidrogênio leva apenas de três a quatro minutos – então o BMW iX5 Hydrogen também pode proporcionar o dirigir em longas distâncias, com apenas algumas paradas curtas ao longo do caminho.


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Confira as especificações técnicas:

  • Potência máxima do sistema de acionamento geral : 295 kW/401 hp 
  • Potência elétrica contínua do sistema de célula de combustível: 125 kW/170 hp 
  • Potência máxima do bateria (tecnologia de íons de lítio) 
  • Potência máxima da unidade de acionamento elétrico integrada: 295 kW/401 hp 
  • Capacidade dos tanques de hidrogênio: 6 kg de hidrogênio (gasoso) 
  • Aceleração 0-100 km/h (62 mph) em menos de 6 s 
  • Velocidade máxima: acima 180 km/h (112 mph) 
  • Consumo de hidrogênio no ciclo WLTP: 1,19 kg/100 km (84 km/kg)
  • Autonomia no ciclo WLTP: 504 km (313 milhas)