Notícias
A Dassault Systèmes revela as principais competências para acelerar a transformação do setor de manufatura para criar experiências sustentáveis. Design para sustentabilidade, mecatrônica, manufatura aditiva, ciência de dados e engenharia de sistemas baseados em modelos estão entre as áreas centrais e emergentes que apresentam oportunidades para a indústria e a academia prepararem a força de trabalho do futuro para novos e evolutivos empregos no setor.
Os achados vieram de uma análise das atividades de mídia social que foi encomendada pelo 3DEXPERIENCE Edu da Dassault Systèmes. O objetivo é fornecer insights sobre como as competências de manufatura são discutidas, capacitar seu ecossistema a reduzir a lacuna de competências em um setor que representa 41% do PIB global e cuja transformação apresenta uma grande oportunidade para minimizar os impactos no meio ambiente e criar sistemas mais sustentáveis. Durante 40 anos, a Dassault Systèmes tem sido o catalisador e facilitador da inovação industrial sem precedentes, conectando e fortalecendo os esforços da indústria e da academia para nutrir, de forma colaborativa, os ambientes de aprendizagem continuada necessários para proporcionar inovações que melhorem a qualidade de vida dos consumidores, cidadãos e pacientes.
Os achados da análise das discussões sobre o setor manufatureiro incluem:
"Lançamos este estudo para ter um vislumbre das conversas que são tendências nas mídias sociais em um horizonte diversificado de stakeholders: estudantes, professores, empresas, especialistas e outros. Com este insight, podemos coordenar nosso ecossistema para ajudar a preparar os alunos e a força de trabalho para trabalhar de forma eficiente, colaborativa e produtiva para resolver grandes desafios de sustentabilidade", diz Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing & Sustentabilidade da Dassault Systèmes.
Além desta análise, a Dassault Systèmes está tomando medidas para desenvolver as competências necessárias para transformar o desenvolvimento de produtos no desenvolvimento de experiências sustentáveis dentro de seu ecossistema de escolas, capacitando organizações e clientes por meio de múltiplos canais, como uma série de e-books sobre competências e uma comunidade acadêmica online onde especialistas compartilham melhores práticas.
Continua depois da publicidade |
Esses canais também incluem o programa global 3DEXPERIENCE Edu Centers of Excellence, (Centro de Excelência do 3DEXPERIENCE Edu) que acelera o aprendizado experiencial ao longo da vida, fornecendo às empresas e governos uma rede de centros para desenvolver o expertise da plataforma 3DEXPERIENCE necessário para a transformação digital da indústria.
O programa conta hoje com 11 membros, os mais recentes: o Instituto Mauá de Tecnologia - uma universidade técnica privada sem fins lucrativos no Brasil; L'Industreet - uma faculdade técnica na França para fornecer aos jovens que deixaram a escola um treinamento na área da indústria do futuro; ZHAW - uma Universidade de Ciências Aplicadas na Suíça; e a Universidade Trier de Ciências Aplicadas, na Alemanha.
"Oferecemos aos nossos alunos múltiplas oportunidades para considerar o contexto amplo da engenharia. O fundamental nesse contexto é o imperativo do design para a sustentabilidade", diz Michael Hoffmann, Diretor do Laboratório de Desenvolvimento & Manufatura de Produtos da Universidade Trier de Ciências Aplicadas. "Minimizar o consumo de material e energia, possibilitar a utilização de biomateriais e otimizar o ciclo de vida por meio de um Gêmeo Virtual são alguns dos métodos que promovemos e a plataforma 3DEXPERIENCE oferece inúmeras oportunidades para desenvolver as competências necessárias, para nossos alunos e também nossos parceiros da indústria".
De 1º de abril de 2021 a 1º de abril de 2022, a Bloom analisou as atividades de mídias sociais no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok em inglês, francês e alemão em torno dos temas de disciplinas e competências da manufatura. A análise utilizou técnicas semânticas e de interferência social que cobriam dados de quase meio milhão de posts e comentários, 54 milhões de curtidas, compartilhamentos e comentários relacionados ao engajamento social e 37 milhões de atores. Paí
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa