Seminário mostra força de Taiwan em fixadores industriais para empresários brasileiros

Taiwan é um dos principais parceiros globais na exportação de fixadores

A TAITRA (Taiwan External Trade Development Council ou Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan) realizou em setembro, em São Paulo, o Seminário TaiwanTech em Fixadores e Ferramentas, com o objetivo principal apresentar aos empresários brasileiros do setor a evolução tecnológica desta indústria no país e as vantagens de fazer negócios com os fabricantes locais.

A feira Taiwan International Fastener Show - Fastener Taiwan é a principal plataforma de negócios para o setor e será realizada de modo híbrido (presencial e digital), de 3 a 5 de maio de 2023, em Kaohsiung City, Taiwan, favorecendo a participação dos brasileiros.

Taiwan é um dos principais parceiros globais na exportação de fixadores, ocupando o segundo lugar no volume de peças e terceiro em valores no mundo. Atualmente, o setor de fixadores (parafusos e afins) possui aproximadamente 1,6 mil fabricantes, altamente inseridos no mercado internacional, com 80% de produção destinada para exportação. Cerca de 60% dos fixadores de Taiwan são adquiridos pelos Estados Unidos e a União Europeia.

Em 2021, segundo o Ministério da Indústria e Comércio (Mdic), o Brasil importou de Taiwan 3,7% das cerca de 98 mil toneladas de fixadores metálicos que entraram no país, no valor de US$ 457 milhões. Isso coloca Taiwan em sexto lugar no ranking brasileiro de importação destes produtos, pela balança comercial brasileira, demonstrando haver um grande espaço para intensificar as relações comerciais no segmento entre os dois países.

Palestras reforçam motivos para comercializar com Taiwan

O Seminário trouxe a participação de empresários brasileiros que já comercializam com Taiwan. Além da experiência individual, eles destacaram 5 bons motivos pelos quais recomendam negociar com o país asiático:

  1. agilidade nos processos,
  2. flexibilidade na negociação,
  3. segurança jurídica nos contratos,
  4. confiança nas relações comerciais,
  5. a qualidade dos produtos.

Carlos Eduardo Ueti, representante de vendas no Brasil da NES, empresa taiwanesa de fixadores, falou sobre os investimentos da empresa para atender os requisitos de mercado e das autoridades governamentais na certificação e homologação de novos projetos de fixadores para a indústria automobilística. Em seguida, Leandro Lopes, CEO da LATAM Fastener, falou sobre a Accuvision, máquina de última geração, que representa uma nova tecnologia para a detecção de falhas em fixadores com auxílio de equipamentos óticos. 


Continua depois da publicidade


“Taiwan: onde ainda se constroem relações comerciais de confiança” foi o tema de Roberto Farina, CEO da Inoxpar. Ele negocia com Taiwan desde 2009 e destacou a facilidade de diálogo com os fornecedores como um grande diferencial. “Eles são abertos, flexíveis, cumprem os prazos. Isso é fundamental no nosso negócio ”, explicou. Outro ponto importante, segundo ele, é a qualidade dos produtos. “A quantidade de itens fora das normas que chega em cada importação é mínima. A performance é muito elevada. Isso gera confiança”, afirmou.

Em um enfoque mais pessoal, Sergio Milatias, Publisher da Revista do Parafuso, única publicação especializada no Brasil, falou sobre a sua experiência de uma década de visitas comerciais à Taiwan. A palestra teve o sugestivo título de “Dez anos de laços com Taiwan” e focou na visão pessoal do empresário sobre Taiwan e sobre feira internacional Fastener Show, que ele acompanha desde 2012.

Feira em 2023

Atualmente, a Taiwan International Fastener Show - Fastener Taiwan é a única feira internacional de fixadores B2B de Taiwan e serve como uma plataforma comercial para a facilitar as exportações para países de todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Japão, Reino Unido, Canadá, Itália, China, Polônia, Espanha e Brasil.

Em 2023, a feira oferecerá aos expositores e compradores uma plataforma completa de marketing digital integrado (virtual e real), com uma programação de eventos híbridos online e off-line, incluindo exibição online, encontro global de fixadores, tours ao vivo no local, rodadas de negócios e networking.

A Fastener Taiwan 2023 apresentará elementos de fixação em toda a cadeia produtiva, ou seja, parafusos, porcas, arruelas, pinos, rebites, sugadores roscadas, hastes, além de equipamentos de fabricação de fixadores, ferramentas, medidores, instrumentos, fios e matérias-primas. A exposição apresentará insights inestimáveis da indústria global sobre as cadeias de suprimentos e tendências da indústria de fixadores.

Entre os principais fornecedores de peças metálicas para uso industrial em Taiwan destacam-se Boltun Corporation (fabricante de fixadores automotivos, componentes metálicos, peças estampadas e fixadores para turbinas eólicas), Super Nut (seu portfólio tem foco nas indústrias automotiva e de eletrodomésticos, bem como no setor de construção e no campo industrial), Anchor Fasteners Industrial (fabricante de fixadores para as indústrias de construção, automotiva e eletrônica), Sheh Fung (listada entre as 1.000 empresas de Taiwan, especializada em projetos customizados), Zyh Yin Enterprise Co. (fabricante de fixadores e ferragens, especialmente parafusos, hastes, pinos e porcas para móveis de madeira).

A edição anterior da Fastener Taiwan, em 2018, marcou um recorde, com 415 expositores e mais de 1,1 mil estandes. Em 2023, a exposição oferece aos expositores e compradores uma plataforma completa de marketing digital integrado virtual e real. Uma programação completa de eventos híbridos online & offline, incluindo exposição online, global fastener summit, passeios ao vivo no local, matchmaking (parcerias) e networking também está disponível.

A inscrição on-line para empresas estrangeiras participarem da feira como expositores está disponível desde 1º de julho e permanecerá até 31 de outubro de 2022 no site da feira, onde também podem ser obtidas mais informações.