Futuros carros da BMW terão componentes feitos a partir de redes de pesca recicladas

O plástico marítimo reciclado é usado na indústria automotiva na forma de fibras para novos componentes de veículos e também pode ser adequado para o processo de moldagem por injeção.

Os novos modelos do Neue Klasse, da BMW, que serão lançados a partir de 2025, contarão com peças de acabamento feitas de plástico cuja matéria-prima contém cerca de 30% de redes e cordas de pesca recicladas. Essa matéria-prima é obtida de forma proativa em portos de todo o mundo para garantir que não seja descartada no mar.

Em um processo exclusivo de reciclagem, os resíduos da indústria marítima são usados ​​para produzir peças de acabamento adequadas para o exterior e interior dos futuros veículos. Os componentes resultantes têm uma pegada de carbono aproximadamente 25% menor do que suas contrapartes feitas de plásticos fabricados convencionalmente.

Segundo comunicado do BMW Group, a companhia está trabalhando com diferentes abordagens para usar resíduos plásticos da indústria marítima como matéria-prima para componentes de veículos. Essa forma de reciclagem permite reduzir a necessidade de plásticos primários à base de petróleo e, ao mesmo tempo, neutralizar a poluição dos oceanos, disse o grupo.

Resíduos de nylon reciclado formam a base para um fio sintético a partir do qual são feitos os tapetes do BMW iX e do novo BMW X1, por exemplo. Este material, conhecido como ECONYL, é feito a partir de redes de pesca descartadas, além de pisos desgastados e resíduos da produção de plásticos.

Reciclagem de resíduos plásticos marítimos

Em uma nova iniciativa desenvolvida em cooperação com a empresa dinamarquesa PLASTIX, o BMW Group está levando a reciclagem de resíduos plásticos marítimos um passo adiante. Após a separação, as redes e cordas de pesca passam por um processo inovador que produz grânulos plásticos. Embora o plástico marítimo reciclado até agora tenha sido usado apenas na indústria automotiva na forma de fibras para novos componentes de veículos, esse material reciclado agora também é adequado para o processo de moldagem por injeção pela primeira vez. A matéria-prima para os componentes fabricados dessa maneira pode consistir em cerca de 30% de resíduos plásticos marítimos. 


Continua depois da publicidade


Isso cria possibilidades de aplicação adicionais para plásticos reciclados. Os componentes fabricados pelo processo de moldagem por injeção são peças de acabamento que serão usadas em áreas não visíveis e visíveis do exterior e interior dos modelos NEUE KLASSE a partir de 2025. No geral, o BMW Group estabeleceu o objetivo de aumentar a proporção de materiais secundários nos termoplásticos usados ​​em veículos novos de atualmente cerca de 20% para uma média de 40% até 2030.