Notícias
Os novos modelos do Neue Klasse, da BMW, que serão lançados a partir de 2025, contarão com peças de acabamento feitas de plástico cuja matéria-prima contém cerca de 30% de redes e cordas de pesca recicladas. Essa matéria-prima é obtida de forma proativa em portos de todo o mundo para garantir que não seja descartada no mar.
Em um processo exclusivo de reciclagem, os resíduos da indústria marítima são usados para produzir peças de acabamento adequadas para o exterior e interior dos futuros veículos. Os componentes resultantes têm uma pegada de carbono aproximadamente 25% menor do que suas contrapartes feitas de plásticos fabricados convencionalmente.
Segundo comunicado do BMW Group, a companhia está trabalhando com diferentes abordagens para usar resíduos plásticos da indústria marítima como matéria-prima para componentes de veículos. Essa forma de reciclagem permite reduzir a necessidade de plásticos primários à base de petróleo e, ao mesmo tempo, neutralizar a poluição dos oceanos, disse o grupo.
Resíduos de nylon reciclado formam a base para um fio sintético a partir do qual são feitos os tapetes do BMW iX e do novo BMW X1, por exemplo. Este material, conhecido como ECONYL, é feito a partir de redes de pesca descartadas, além de pisos desgastados e resíduos da produção de plásticos.
Em uma nova iniciativa desenvolvida em cooperação com a empresa dinamarquesa PLASTIX, o BMW Group está levando a reciclagem de resíduos plásticos marítimos um passo adiante. Após a separação, as redes e cordas de pesca passam por um processo inovador que produz grânulos plásticos. Embora o plástico marítimo reciclado até agora tenha sido usado apenas na indústria automotiva na forma de fibras para novos componentes de veículos, esse material reciclado agora também é adequado para o processo de moldagem por injeção pela primeira vez. A matéria-prima para os componentes fabricados dessa maneira pode consistir em cerca de 30% de resíduos plásticos marítimos.
Continua depois da publicidade |
Isso cria possibilidades de aplicação adicionais para plásticos reciclados. Os componentes fabricados pelo processo de moldagem por injeção são peças de acabamento que serão usadas em áreas não visíveis e visíveis do exterior e interior dos modelos NEUE KLASSE a partir de 2025. No geral, o BMW Group estabeleceu o objetivo de aumentar a proporção de materiais secundários nos termoplásticos usados em veículos novos de atualmente cerca de 20% para uma média de 40% até 2030.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa