Toyota investirá até US$ 5,6 bilhões no Japão e EUA para produção de baterias

A produção de baterias da empresa deverá começar entre 2024 e 2026.

Com a crescente demanda de veículos elétricos, a Toyota Motor Corporation (Toyota) decidiu investir até 730 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 5,6 bilhões) no Japão e nos Estados Unidos para fornecer baterias automotivas para veículos elétricos a bateria (BEVs). A empresa também pretende iniciar a produção de baterias entre 2024 e 2026. 

Com este investimento, a Toyota pretende aumentar sua capacidade combinada de produção de baterias no Japão e nos Estados Unidos em até 40 GWh. Ao utilizar o Sistema Toyota de Produção e construir linhas de produção mais eficientes, a Toyota também pretende fortalecer ainda mais sua competitividade e investir no treinamento de pessoal envolvido na produção de baterias e na transmissão de habilidades de fabricação de monozukuri.

No Japão, um total de, aproximadamente, 400 bilhões de ienes será investido na fábrica Himeji da Prime Planet Energy & Solutions Co., Ltd. (PPES) e nas plantas e propriedades da Toyota, enquanto nos Estados Unidos, aproximadamente 325 bilhões de ienes (cerca de 2,5 bilhões de dólares) serão investidos recentemente na Toyota Battery Manufacturing, Carolina do Norte (TBMNC; de propriedade de 90% da Toyota Motor North America, Inc. e 10% da Toyota Tsusho Corporation) para aumentar a produção de baterias automotivas.

A Toyota pretende continuar seus esforços para construir um sistema de abastecimento que possa atender de forma constante a crescente demanda por BEVs em várias regiões, incluindo o fornecimento de baterias automotivas de seus parceiros, de acordo com comunicado da empresa.