por Carlos Urbano    |   16/08/2022

Indústria: quatro passos para as empresas do setor entrarem na jornada sustentável

Ações sustentáveis em indústrias e empresas já é realidade .

À medida que o segmento industrial se desenvolve e se torna mais tecnológico, a sustentabilidade passa a ser um tema cada vez mais relevante. Seja para atender a demandas sociais ou para estar em conformidade com o mercado – diante de consumidores e investidores exigentes –, o setor tem sentido a necessidade de se adaptar e modernizar.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 98% das médias e grandes indústrias adotam pelo menos uma ação sustentável em suas operações. Além disso, 63% das companhias vão ampliar os investimentos na área nos próximos dois anos e, mesmo com a pandemia, 28% delas disseram ter ampliado esse tipo de investimento nos últimos 18 meses.

Com todas essas movimentações, que acontecem de maneira cada vez mais rápida, muitas indústrias ainda têm dúvidas ou receio de dar os primeiros passos no quesito sustentabilidade. Da elaboração de estratégias para cada ação até a maneira correta de designar cada investimento, diversas empresas ainda se questionam por onde começar.

Como uma forma de ajudá-las nesse impasse, listei abaixo os principais pontos a serem seguidos pelas indústrias que buscam uma jornada sustentável.

Compreensão do mercado e das próprias operações

Para dar certo, é necessário que todo novo investimento faça sentido para os negócios. Na indústria, onde ainda há ambientes a ser modernizados ou melhorados, isso é ainda mais evidente. 

Mesmo que esteja em ritmo de recuperação, já que, conforme aponta a CNI, a produção industrial tenha voltado a ficar acima da linha divisória de 50 pontos em maio, o setor ainda está muito cauteloso para novos investimentos. São muitos desafios acontecendo simultaneamente e evoluindo rapidamente - como a pandemia, o recesso econômico no geral e a falta de mão de obra especializada.


Continua depois da publicidade


Por isso, um passo fundamental para dar início a uma jornada de sustentabilidade é conhecer o próprio negócio. Entender quais são os pontos fortes e fracos da operação, quais são as prioridades do mercado de atuação e qual é o nível de modernização de cada sistema ajuda as empresas a traçar as melhores estratégias.

Caminhos para diferentes negócios

Depois de entender o próprio negócio e a evolução do mercado, outro passo fundamental é compreender que há diversos caminhos a serem trilhados conforme o tamanho, consolidação e atuação de uma empresa. As organizações podem optar por ações sustentáveis que fazem sentido com o seu orçamento, com os seus valores e com o que é possível ser realizado. 

Entre as possibilidades para a indústria estão o reaproveitamento de água, a gestão de resíduos (com destaque para o uso de materiais reciclados nas operações e para o descarte correto do lixo), eficiência energética e descarbonização.

De acordo com o estudo da CNI, a maior parte das ações sustentáveis no setor é em relação ao desperdício de água e energia (91%) e à gestão de resíduos, também apontada como prioridade por 91% das companhias.

Objetivos de médio e longo prazos

Estabelecer metas de médio e longo prazos é essencial para qualquer jornada sustentável. Ao ter um objetivo, a execução de estratégias e ações passa a seguir uma linha coerente, indicando para o mercado aonde a empresa pretende chegar e quais serão os impactos gerados. Além disso, tornar essa informação pública potencializa o comprometimento e a dedicação das organizações – sendo visto com bons olhos por investidores e consumidores.

Métricas e acompanhamento

Outra parte fundamental de uma jornada sustentável é estabelecer métricas e, principalmente, monitorar de forma contínua e precisa cada ação desenvolvida. Isso ajuda a entender se as estratégias traçadas estão de acordo com os compromissos assumidos e se é preciso fazer alterações pelo caminho, ajustando alguns pontos, para alcançar os melhores resultados.

Além disso, as métricas são de extrema importância em conversas com investidores. Por meio delas, é possível mostrar os esforços e indicar comprometimento – tanto com o avanço do setor quanto dos negócios em si. Sendo assim, acaba sendo um fator-chave no ganho de competitividade.

Diante dos pontos abordados, a ideia de que a “indústria do futuro” é o que estamos vivendo agora fica ainda mais clara. O mundo está mudando em uma velocidade que não tínhamos visto antes e, com isso, o setor industrial precisa se adaptar para atender às novas demandas. Seja na digitalização ou na sustentabilidade, o avanço do segmento representa, além de uma recuperação, uma consolidação em um mercado cada vez mais competitivo.

Imagem de capa: Depositphotos

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Carlos Urbano

Diretor de Industrial Automation da Schneider Electric Brasil