Motul lança produtos com foco na indústria de energia

Soluções dão mais eficiência a motores e geradores da indústria de energia.

A multinacional francesa Motul, uma das mais tradicionais marcas e lubrificantes automotivos do mundo, está expandindo a sua atuação com o objetivo de atender as mais rigorosas exigências dos motores geradores industriais. Tanto que, neste ano em que completa 30 anos de operação no Brasil, a companhia centenária anuncia o lançamento de sua linha PowerGen, que engloba produtos de alta performance para a indústria de geração de energia.

“Capitalizamos a nossa especialidade de desenvolver soluções premium no setor automotivo para ofertar uma abrangente gama de lubrificantes, fluidos, produtos de manutenção e aditivos que excedem os padrões exigidos pela indústria de energia”, declara Celso Cavallini, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Motul Brasil. “São lubrificantes projetados para reduzir o desgaste dos motores, otimizar a durabilidade e reduzir os custos de manutenção, mesmo sob as mais severas condições de operação.”

No mundo, a Motul está presente no setor de geração de energia há cerca de cinco anos e já soma histórias de sucesso com a oferta do produto certo para cada aplicação acompanhada de suporte técnico especializado. 

Melhor desempenho de motores

Um exemplo disso pode ser visto em uma empresa do setor energético na Colômbia, onde a aplicação do óleo apropriado para motores a gás (Motul Gasma SAE 40), combinada ao fluído de arrefecimento altamente eficiente (HD Cool Power), permitiu aumentar a confiabilidade e o desempenho dos motores, além de otimizar os custos: redução do volume anual de reposição de lubrificante em 20%, menor reposição de filtros – em torno de 30% – e diminuição do custo de descarte de lubrificante em função do aumento de intervalos de troca de óleo. 


Continua depois da publicidade


As análises de óleo mostraram uma redução de 50% nos metais de desgaste quando comparado ao histórico com óleos anteriores. Também foi comprovado uma redução de até 10°C pelo aumento da eficiência da troca térmica. No total, os benefícios atingidos representaram uma economia de US$ 44,6 mil por motor ao ano.  

“Os motores da indústria de geração de energia estão cada vez mais eficientes, inclusive sob o aspecto de impacto ambiental. Assim, lubrificantes e fluídos de arrefecimento de alta qualidade são essenciais para otimizar as operações, reduzir o consumo de óleo e a substituição de filtros, controlar o consumo de combustível, permitir eficiência na combustão e, dessa forma, reduzir o impacto ambiental. O nosso objetivo é otimizar o custo total de propriedade do equipamento”, complementa Cavallini.

Entre os produtos da linha PowerGen, todos importados da França, estão óleos específicos para motores diesel, motores a gás natural e motores movidos a biogás, particularmente o gás de aterro sanitário. Estão disponíveis óleos 100% sintéticos, Technosynthese (combinação de óleos sintéticos e minerais) e minerais premium, além de fluidos de arrefecimento, produtos de manutenção e aditivos.