Mahle desenvolve motor elétrico mais durável disponível no mercado

O motor de tração, único no mercado, pode funcionar indefinidamente com alto desempenho.

O fornecedor automotivo Mahle desenvolveu o motor elétrico mais durável disponível. Um novo conceito de refrigeração torna possível este salto tecnológico. O novo motor elétrico é extremamente limpo, leve e eficiente e pode ser montado sem o uso de terras raras a pedido do cliente. O novo desenvolvimento é adequado para automóveis de passageiros e veículos comerciais, bem como máquinas de construção e tratores. O SCT E-motor será apresentado pela primeira vez na IAA Transportation em setembro de 2022 em Hanover.

Mahle desenvolve motor mais durávevl
Novo SCT E-motor da MAHLE na bancada de testes. Imagem: Divulgação.

“Construir grandes motores elétricos que oferecem alto desempenho a curto prazo é fácil. O que ainda faltava no mercado até agora eram acionamentos duráveis ​​e compactos para tornar os veículos elétricos irrestritos para o uso diário”, disse Martin Berger, vice-presidente de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada da Mahle. “Nosso novo motor elétrico SCT é a solução”.

No lado do trem de força, isso abre caminho para a substituição do motor de combustão em todas as classes de veículos. Em 2021, a Mahle apresentou um motor de tração escalável e sem desgaste inovador para carros de passeio que funciona com muita eficiência em uma ampla faixa de rpm.

O SCT E-motor, por outro lado, é projetado de forma a ser particularmente eficiente dentro de uma determinada faixa de rpm. Apesar de seu design muito compacto e leve, sua saída contínua é superior a 90% de sua saída de pico. Única no mercado, esta inovadora relação elevada significa um salto tecnológico e permite a utilização de veículos elétricos de todos os tipos, mesmo em condições exigentes. Um exemplo clássico é dirigir um caminhão elétrico sobre passagens nas montanhas ou os múltiplos sprints de um carro de passeio elétrico a bateria. Esses cenários são insuficientemente cobertos pelos motores elétricos disponíveis no mercado até agora.


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Essa resiliência é alcançada pelo novo motor elétrico Mahle por meio do uso de um inovador sistema integrado de refrigeração a óleo, que não apenas o torna mais robusto, mas também permite que o calor residual gerado seja utilizado em todo o sistema do veículo. Ao mesmo tempo, o design extremamente compacto resulta em uma vantagem nos custos de materiais e peso – um motor mais leve requer menos material durante a fabricação e aumenta a carga líquida possível em veículos comerciais.

Ao projetar o produto, a Mahle optou pelo que é conhecido como motor permanentemente excitado, uma vez que este tipo permite um design muito compacto e nenhuma energia tem que ser transferida para o rotor como “corrente de excitação”. Isso torna o motor eficiente e sem desgaste. Os ímãs de neodímio, atualmente os ímãs permanentes mais fortes que podem ser produzidos, são usados ​​para gerar o campo magnético no motor. No entanto, para obter maior independência dos preços das matérias-primas e dos desenvolvimentos geopolíticos, o SCT E-motor também pode ser projetado sem ímãs para maior independência. Graças ao transformador sem contato exclusivo desenvolvido pela Mahle, a variante sem ímã também seria livre de desgaste e funcionaria com eficiência, exigindo apenas um pouco mais de espaço de montagem.




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