Exclusiva

Metalmecânica está entre as áreas com maior demanda por formação e qualificação contínua na indústria

Indústria deve demandar a qualificação de 9,6 mil profissionais até 2025, segundo Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025.

A recuperação do mercado formal de trabalho após a desaceleração durante a pandemia pode ser mais lenta do que o previsto. De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, “estamos diante de um cenário de baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), reformas estruturais paradas, como a tributária, eleições e altos índices de desemprego e informalidade”.

Em paralelo a isso, a necessidade das indústrias também está passando por mudanças: com maior uso de tecnologia, os profissionais mais buscados são os que possam controlar o maquinário, resolver problemas complexos e assumir demandas estratégicas. 

Para entender qual será a demanda futura de mão-de-obra, o Observatório Nacional da Indústria realizou o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. O estudo mostrou que, até 2025, será necessário qualificar 9,6 milhões de pessoas para suprir a demanda industrial. Dessas, 2 milhões deverão assumir postos inativos ou novas vagas e 7,6 milhões deverão atualizar seus conhecimentos para continuar atuando nesse setor. 

O Mapa prevê que nos próximos quatro anos serão criadas 497 mil novas vagas formais nas chamadas ocupações industriais -- àquelas relacionadas às funções técnicas e administrativas das fábricas. 

Perfil das vagas nas indústrias 

O estudo define a qualificação em três estágios:

  1. Qualificação: cursos para desenvolvimento de novas competências e capacidades profissionais, sem a necessidade de um nível de escolaridade específico. 
  2. Técnico: cursos destinados a pessoas com ensino médio em andamento ou completo, que ensina a parte operacional de uma profissão. 
  3. Superior: formação em bacharelado ou licenciatura para pessoas com ensino médio completo. 

As vagas para o nível de qualificação representarão 74% dos empregos nas indústrias. Porém, o estudo destaca a tendência do crescimento da quantidade de vagas para quem tem curso técnico e superior. 


Continua depois da publicidade


O Mapa ainda mostra que as áreas industriais que terão mais demanda serão: “Transversais, Metalmecânica, Construção, Logística e Transporte, e Alimentos e bebidas”.

Vagas no setor de metalmecânica

A projeção é que a área de metalmecânica tenha 231.619 novas vagas para profissionais com formação inicial. Isso faz com que seja a terceira área com maior projeção de vagas. Quando se fala em demanda de profissionais com formação continuada, a área é a segunda com maior número de vagas projetadas, um total de 1.300.675.

A formação continuada diz respeito à necessidade de profissionais com aperfeiçoamento contínuo. Só assim, será possível se  adequar às novas necessidades das indústrias, que tendem a caminhar para um progresso tecnológico e de aumento de produtividade.