Volvo faz primeira entrega de máquina feita com aço livre de fósseis

Venda é marco para a ambição do grupo de conduzir a transformação da indústria em direção às metas climáticas globais.

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) fez, no início de junho, a primeira entrega de uma máquina fabricada com aço livre de energia fóssil. Trata-se de um caminhão articulado A30G, encomendado pela construtora sueca NCC.

A entrega ocorreu nove meses após a companhia apresentar o primeiro veículo do mundo com aço produzido sem a uso de energia de origem fóssil, na fase de testes para a produção regular. A venda de agora é um importante marco para a ambição do grupo de conduzir a transformação da indústria em direção às metas climáticas globais.

O A30G é fabricado em Braås, Suécia, com “aço verde” produzido pela SSAB.

“Temos certeza de que o caminho para a descarbonização da indústria de construção vai demandar a colaboração e a ação de todos os atores da cadeia de valor. Graças às fortes parcerias que temos com outras empresas, orientadas pelo mesmo pensamento, foi possível liderar essa mudança na direção de manufatura livre de energia fóssil e, pela primeira vez, entregar uma máquina com essa tecnologia. Transformar compromisso em ações é a chave para a construção do mundo em que queremos viver”, afirma Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.
 
Além de Jernberg, participaram da cerimônia de entrega John Kerry, enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, e Annika Strandhall, ministra do Clima e Meio Ambiente da Suécia.

"A NCC tem o firme propósito de contribuir com o desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando sistematicamente e com grande determinação para atingir essa meta, que inclui a seleção de máquinas que satisfaçam nosso alto nível de exigência. Para isso, são necessárias parcerias fortes e proativas que tornem essa mudança uma realidade, como foi o caso da aquisição do caminhão articulado A30G fóssil-free”, relata Tomas Carlsson, CEO e presidente da NCC.


Continua depois da publicidade


O Grupo Volvo está comprometido com a meta de ser climaticamente neutro e zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2040. Junto com a eletrificação de suas máquinas, a empresa reconhece a importância da redução de sua pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor. A produção com aço livre de energia fóssil para máquinas e componentes da Volvo CE será gradual e dependerá de diversos aspectos, como a disponibilidade de matéria-prima.