Francesa Hopium promete alta performance em veículo movido a hidrogênio

A Hopium utiliza plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, para projetar seu veículo de última geração com emissão zero.

A fabricante francesa Hopium está utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE em nuvem, da Dassault Systèmes, para projetar e desenvolver os primeiros protótipos de seu veículo de última geração movido a hidrogênio, o Hopium Machina.

Inspirado pela experiência profissional de Olivier Lombard como piloto de corrida, o mais jovem vencedor das 24 Horas de Le Mans, o Hopium Machina combina design de ponta, alcance excepcional e um tempo de abastecimento recorde em um veículo de alta performance com emissão zero. O sistema de célula de combustível integrado gera a energia necessária para alimentar o veículo, emitindo nada além de água.

Ele pode ser totalmente reabastecido em três minutos para fornecer mais de 500 cavalos de potência, alcançar velocidade de 230 km/h (143 mph) e viajar por mais de 1.000 km (620 milhas).

A plataforma 3DEXPERIENCE fornece à Hopium aplicativos integrados de design, engenharia e simulação em uma experiência de negócios colaborativa baseada em nuvem. A Hopium aproveita o conhecimento e o know-how de seus especialistas em um modelo único de dados, em um ambiente de inovação de ponta a ponta - desde o conceito até o protótipo, acelerando o design e melhorando a eficiência geral ao mesmo tempo em que otimiza os recursos. À medida que o desenvolvimento do Machina avança em direção a um lançamento no mercado em 2025, a empresa poderá expandir sua utilização da plataforma 3DEXPERIENCE de acordo com suas necessidades.

“Temos a ambição de ser pioneiros em um novo tipo de veículo destinado a enfrentar os principais desafios ambientais de nossa era. Neste contexto, o tempo é essencial. Precisamos de agilidade e funcionalidades avançadas para experimentar rapidamente conceitos complexos, como eletrônicos incorporados e volume de armazenamento otimizado”, diz Olivier Lombard, fundador da Hopium. “Ao integrar totalmente todas as nossas atividades na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, nossa equipe conseguiu trabalhar com segurança a qualquer momento, de qualquer lugar e criar com sucesso nosso primeiro protótipo em apenas 8 meses”.


Continua depois da publicidade


Para Laurence Montanari, vice-presidente de Transporte e Mobilidade da Dassault Systèmes, a Hopium é um divisor de águas, e prova disso é a conquista de seu primeiro protótipo em apenas 8 meses”.

“A Hopium, com sua forte visão, agora embarcou em um setor florescente. A plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem fornece a infraestrutura para criar novas experiências de mobilidade a hidrogênio, conectadas e autônomas. As equipes da Hopium estão focadas no desenvolvimento de sua Machina e se beneficiarão de todas as melhores soluções de experiências da indústria da Dassault Systèmes. Atualmente, quase todos os desenvolvedores de veículos elétricos do mundo estão utilizando a tecnologia da Dassault Systèmes para impulsionar ainda mais a transformação do setor”.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM