Grupo NBR investe R$ 260 milhões em nova montadora de carros compactos e buggies em PE

O Grupo Novo Brasil (NBR) lançou a pedra fundamental, na última quinta-feira (24), da sua nova montadora de carros compactos e buggies na cidade Araripina, no Sertão de Pernambuco, conforme divulgado no jornal Diário de Pernambuco.
 
Com investimento de R$ 260 milhões, além da fabricação dos automóveis, o projeto da empresa inclui uma usina solar fotovoltaica e uma pista de testes. A empresa espera que sejam gerados 240 empregos diretos durante a construção da unidade, que levará cerca de 18 meses. Esse número deverá subir para 450 quando a montadora entrar em operação. Três mil vagas indiretas também deverão ser criadas no período.
 
De acordo com o jornal, a fábrica será construída com mão-de-obra humana e robotizada, com capacidade instalada de 1.600 veículos por mês. A empresa espera que em três anos a produção passe de 1.200 unidades/mês, previsão inicial, para 2.400. No local, a plataforma modular, que promete reduzir os custos de desenvolvimento e facilitar o processo produtivo, permitirá a produção de dois modelos bases, diz a publicação. 
 
A montadora negocia com a Secretaria de Trabalho, Capacitação e Empreendedorismo de Pernambuco e ao Sistema S um projeto de capacitação para até mil pessoas nas áreas de laminação de fibra de vidro e de carbono, elétrica, mecânica, montagem e funilaria, entre outros.