Braço robótico maleável guiado por óculos de RA tem potencial para uso na manutenção de naves espaciais e na manufatura

O braço flexível, que foi projetado e criado no Imperial College London, pode girar e torcer em todas as direções, tornando-o facilmente personalizável para aplicações potenciais na manufatura, manutenção de naves espaciais e até reabilitação de lesões.

Em vez de ser limitado por membros rígidos e articulações firmes, o braço versátil é facilmente dobrável em uma ampla variedade de formas. Na prática, as pessoas que trabalham ao lado do robô dobram manualmente o braço na forma precisa necessária para cada tarefa, um nível de flexibilidade possibilitado pelas camadas escorregadias de folhas de mylar no interior, que deslizam umas sobre as outras e podem se encaixar. No entanto, configurar o robô em formas específicas sem orientação provou ser difícil para os usuários.

Para melhorar a facilidade de uso do robô, pesquisadores do Laboratório REDS (Manipulação Robótica: Engenharia, Design e Ciência) da Imperial College London projetaram um sistema para que os usuários vejam em AR como configurar seu robô. Usando óculos inteligentes de realidade mista e por meio de câmeras de rastreamento de movimento, os usuários veem modelos e designs à sua frente sobrepostos em seu ambiente do mundo real. Eles então ajustam o braço robótico até que ele corresponda ao modelo, que fica verde na configuração bem-sucedida para que o robô possa ser travado no lugar.

"Um dos principais problemas no ajuste desses robôs é a precisão em sua nova posição. Nós, humanos, não somos bons em garantir que a nova posição corresponda ao modelo, e é por isso que procuramos a ajuda da AR", disse o autor sênior do artigo, Dr. Nicolas Rojas, da Dyson School of Design Engineering da Imperial. "Mostramos que a RA pode simplificar o trabalho ao lado de nosso robô maleável. A abordagem oferece aos usuários uma variedade de posições de robô fáceis de criar, para todos os tipos de aplicações, sem precisar de muito conhecimento técnico".


Continua depois da publicidade


Os pesquisadores testaram o sistema em cinco homens com idades entre 20 e 26 anos com experiência em robótica, mas sem experiência na manipulação de robôs maleáveis ​​especificamente. Os sujeitos foram capazes de ajustar o robô com precisão, e os resultados são publicados na Robotics & Automation Magazine.

Embora o grupo de participantes tenha sido pequeno, os pesquisadores dizem que suas descobertas iniciais mostram que a RA pode ser uma abordagem bem-sucedida para adaptar robôs maleáveis ​​após mais testes e treinamento de usuários.

O modelo AR fica verde para indicar configuração bem-sucedida.
Imagem: Divulgação.

Dobrado em forma

As aplicações potenciais incluem fabricação e manutenção de edifícios e veículos. Como o braço é leve, ele também pode ser usado em naves espaciais onde instrumentos de baixo peso são preferidos. Também é suave o suficiente para ser usado na reabilitação de lesões, ajudando um paciente a realizar um exercício enquanto seu fisioterapeuta realiza outro.

"De muitas maneiras, pode ser visto como um terceiro braço separado e mais flexível. Pode ajudar em muitas situações em que um membro extra pode ser útil e ajudar a distribuir a carga de trabalho", disseram os pesquisadores doutores e coprimeiros autores Alex Ranne e Angus Clark, também da Dyson School of Design Engineering.

Os pesquisadores ainda estão no processo de aperfeiçoar o robô, bem como seu componente AR. Em seguida, eles analisarão a introdução de elementos de toque e áudio no AR para aumentar sua precisão na configuração do robô.

Eles também estão procurando fortalecer os robôs. Embora sua flexibilidade e suavidade os tornem mais fáceis de configurar e talvez até mais seguros para trabalhar ao lado de humanos, eles são menos rígidos na posição travada, o que pode afetar a precisão e a exatidão.

Confira a explicação técnica do estudo (em inglês) no vídeo abaixo: