Scania investe ainda mais na expansão da Northvolt e na reciclagem de baterias

A parceria da Scania com a Northvolt visa desenvolver e comercializar tecnologia de célula de bateria para veículos elétricos pesados.

Na última semana, a Scania anunciou que a empresa de baterias sueca Northvolt levantou US$ 2,75 bilhões de capital. O montante será aplicado no desenvolvimento de baterias para implementar mais capacidade de célula de bateria e forçar a reciclagem.

Segundo a montadora, o investimento condiz com a demanda por capacidade de célula de bateria, que aumenta à medida que mais clientes fazem uma transição para produtos eletrificados. A Northvolt responde expandindo sua fábrica sueca de 40GWh para 60GWh. A fábrica iniciará a produção no final de 2021.

Isso é possível devido à colocação privada de US$ 2,75 bilhões feita tanto pelos novos acionistas quanto pelos atuais proprietários.

A Volkswagen disse que está contribuindo com US$ 620 milhões e, desta forma, manterá sua participação na empresa de baterias em cerca de 20%, segundo informações do site Renewables Now.

De acordo com a publicação, a Northvolt já garantiu mais de US$ 6,5 bilhões em capital e dívida para apoiar planos de até e além de 150 GWh de capacidade de produção anual na Europa até 2030. Ela espera construir pelo menos mais duas gigafábricas na Europa na próxima década, na próxima potencialmente estando na Alemanha.

A empresa recebeu mais de US$ 27 bilhões em pedidos de clientes, incluindo BMW, Fluence, Scania e Volkswagen.

”A Scania tem sido um forte apoiador e um parceiro fundamental da Northvolt desde o início. Estamos muito felizes em ver a parceria se desenvolver ainda mais e esperamos fornecer a eles as células de bateria mais ecológicas do mundo”, disse Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt.

Baterias recicladas

Um tremendo crescimento na cadeia de valor europeia para a fabricação de baterias está chegando, desde o processamento de matérias-primas até a produção de células e sistemas de bateria e a construção de infraestrutura de reciclagem. É por isso que o plano de Northvolt também inclui a aplicação de recursos de reciclagem para garantir que 50 por cento de toda a matéria-prima venha de baterias recicladas até 2030. Isso é muito importante para a Scania, considerando a alta demanda por baterias provocada pela eletrificação de transporte comercial pesado. Até agora, há um fornecimento limitado e um fornecimento ainda mais limitado de baterias produzidas de forma sustentável.


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“A eletrificação não será uma opção sustentável em si, a menos que eletricidade verde, baterias produzidas de forma sustentável e reciclagem sejam levadas em consideração. trata de produzir a bateria mais ecológica do mundo e ter as maiores ambições de reciclagem”, disse Anders Williamsson, Chefe de Operações Industriais da Scania.